Indicadores sustentáveis e o exemplo do Instituto Ethos

Além de obter destaque pelos produtos ou processos oferecidos ao mercado, o desafio atual de muitas empresas é o de tornar-se referência pelos projetos sócio-ambientais que incentivam ou estão envolvidas. Mais interessante que isso é a incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade corporativa da empresa às estratégias de negócio.

Dessa maneira, o público tem uma visão empresarial sustentável e responsável da marca. Nesse contexto, o post de hoje quer dar enfoque aos indicadores sociais para empresas e, para isso, ilustramos essa realidade com o exemplo do Instituto Ethos.

indicadores sustentáveisO que são indicadores sustentáveis?

Os índices Ethos – indicadores para negócios sustentáveis e responsáveis – são uma ferramenta de gestão gratuita. Eles têm por objetivo apoiar empresas no momento da incorporação de boas práticas. Isso acontece da seguinte maneira: a empresa interessada deve responder a um questionário online.

A partir daí, com base nas respostas vai gerar o autodiagnóstico da gestão da empresa (relatórios), o planejamento e a estipulação de metas para o avanço da  temática da responsabilidade corporativa empresarial e sustentabilidade.

Essa avaliação é assertiva por ser integrada às diretrizes de relatórios de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI). Como também à Norma de Responsabilidade Social ABNT NBR ISO 26000 e ao CDP. As métricas de responsabilidade social nas empresas avaliam o grau de envolvimento das iniciativas sustentáveis com o próprio modelo de negócio da instituição.

Ou seja, não basta desenvolver um projeto interessante se ele não faz parte do DNA da sua organização e não terá condições de continuar a ser realizado. Essa análise permite a definição de novas estratégias, políticas e processos alinhadas a esse perfil responsável.

Visão macro

No entanto, os indicadores sustentáveis para empresas não se propõe a reconhecer empresas como responsáveis ou sustentáveis. Eles fornecerem uma visão macro da participação social da organização e fornecem os caminhos para alcançar essa definição.

Recentemente, um programa desenvolvido em comunidades de Florianópolis e Palhoça (SC), que atende cerca de 300 crianças e adolescentes e promove a inclusão social por meio do esporte, foi selecionado para o Banco de Prática de Responsabilidade Social Ethos.

O projeto, executado pelo Grupo Nexxera, foi avaliado por especialistas do instituto. Eles estudaram a qualidade e o impacto da iniciativa com base nos indicadores sociais para empresas. Se a sua empresa deseja adquirir a configuração de responsável na esfera social e ambiental, o Banco de Práticas é um espaço a ser visitado.

Ali, são divulgadas experiências bem-sucedidas com o objetivo de disseminar essas práticas. Os cases apresentados demonstram que a gestão inovadora de uma empresa também é capaz de abraçar projetos sociais.

Você utiliza indicadores sustentáveis para sua empresa? Restou alguma dúvida? Compartilhe conosco o seu relato pelos comentários.

Sustentabilidade , , , 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *