Inovação social pode ajudar a incentivar jovens talentos?

Inovação social. Você sabe o que significa? É algo simples: novas estratégias, conceitos e organizações que visam suprir necessidades sociais das mais variadas formas: desenvolvimento de comunidades, condições de trabalhos e educação. O intuito disto? fortalecer e desenvolver a sociedade civil.

A iniciativa é importante para a sociedade como um todo, principalmente para tentar engajar os jovens em ações de bens coletivos. Algumas empresas investem neste tipo de incentivo. O Grupo Nexxera é um deles. Através do seu Instituto, todos os anos eles lançam um desafio para jovens de escola pública de Florianópolis.

Inovação social no Conexxão Jovem

Com o nome “Conexxão Jovem”, o desafio é lançar ideias de soluções inovadoras para resolver problemas dentro de suas próprias escolas. O prêmio é viajar – e alguns deles pela primeira vez de avião – para conhecer os principais ambientes de empreendedorismo e inovação do país. 

Este ano, cinco alunos com idades entre 10 e 13 anos foram premiados e viajaram para São Paulo. Apesar de parecer uma mera excursão estudantil, o valor de todo esse roteiro vai muito mais além do que uma simples viagem. 

inovação socialAmbientes de inovação

Durante um dia, esses vitoriosos ainda muito jovens e, diga-se de passagem, bastante talentosos saíram de suas respectivas unidades de ensino de origem e partiram para a capital paulista. Lá, visitaram as sedes da fintech Creditas, da InovaBra, do Facebook e a nossa unidade em São Paulo. 

No dia, os estudantes também puderam ver de perto alguns espaços conhecidos por influenciarem empreendedores iguais a eles em todos os sentidos. 

Foi uma forma de manter ainda mais evidente esse espírito de luta e de busca pelo melhor nos alunos, que se preocuparam em ajudar o próximo por meio de ideias inovadoras.

O jeito Nexxera de ajudar

As despesas, como passagens aéreas, alimentação e deslocamento dos ganhadores durante o roteiro, foram pagas pelo projeto do Instituto Nexxera. A principal finalidade é ensinar, preparar e estimular atitudes empreendedoras nos estudantes de regiões vulneráveis de Florianópolis. Dessa forma, é possível proporcionar um grande impacto social por meio do empreendedorismo.

Para quem não conhece, todo o método do programa é elaborado – e custeado –  por especialistas do Instituto Nexxera e seus parceiros. Tudo começa com a escolha das melhores propostas dentre as inscritas. 

Os escolhidos  passam por um workshop na Sala Nexxera Inovation Lab, mantido pelo Grupo Nexxera no LinkLab na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Ao final, os alunos participam de apresentações – os conhecidos pitchs– nas suas escolas de origem.

Link-labO ano de 2019

No primeiro semestre, o Conexxão Jovem realizou esse trabalho em três escolas municipais. Dessas unidades saíram os vencedores. Vale lembrar que o projeto continuou na segunda metade do ano em outras três unidades. Ou seja, haverá outros escolhidos. Isso é muito importante enfatizar, pois mostra que é apenas o começo. A pretensão da Nexxera  não é só continuar, como também expandir cada vez mais a iniciativa. 

Toda essa ação realizada pelo instituto mostra algo muito importante: o cuidado da Nexxera em incentivar atitudes empreendedoras. É uma forma de prepará-los para uma realidade já inserida nesse ecossistema de inovação existente em Florianópolis. 

Para esses alunos, um programa como  esse – de inovação social – não só abre portas. Ele também incentiva cada vez mais esses jovens talentos que antes viviam sua única realidade. 

Agora, por meio desse projeto, é possível abrir novas oportunidades para a vida. Por esse motivo, o orgulho da Nexxera é imenso, porque a companhia tem contribuído. E, sobretudo, devolvido tudo que a cidade proporcionou à empresa.  

 

Empreendedorismo, Sustentabilidade, Tecnologia e inovação , , , , , 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *