Instituto Nexxera: 11 anos de transformação socioambiental

Entre uma iniciativa atrás de outra, fica difícil perceber como o tempo passou muito rápido. Falar sobre o Instituto Nexxera não é tarefa difícil. No mês de outubro, o Instituto Nexxera completou 11 anos de atividades destinadas à promoção da transformação socioambiental na Grande Florianópolis.

Em meio a tantos programas bem-sucedidos, ainda bem que a memória não falhou, afinal de contas não tinha como esquecer. No mês de outubro, o Instituto Nexxera completou 11 anos de atividades. Anos destinadados à promoção da transformação socioambiental na Grande Florianópolis e comunidades de seu entorno. Fruto do compromisso do Grupo Nexxera com a sociedade de Santa Catarina.

Instituto Nexxera: braço social

O braço social do Grupo Nexxera se mantém fiel ao seu objetivo:  contribuir com o desenvolvimento da região. Esta é uma responsabilidade socioambiental desde o início de tudo, em 23 de outubro de 2008. 

Para se ter uma ideia, foram investidos R$ 5,5 milhões nos mais importantes programas sociais mantidos pelo instituto ao longo desse período. A empresa destina 3% do seu lucro líquido para as ações sociais do grupo, sem qualquer benefício fiscal previsto na legislação vigente.

Esse montante beneficiou mais de 20 mil pessoas de Florianópolis e municípios vizinhos. Ou seja, foi possível consolidar um legado de programas de inclusão social. 

Instituto NexxeraO início do instituto

O trabalho do desenvolvimento sustentável da empresa começou em 2003, quando o Instituto Nexxera foi fundado. Ele é mantido com investimento exclusivo do grupo Nexxera. 

O objetivo do instituto  desenvolver programas sociais de maneira planejada e continuada direcionados a população em vulnerabilidade social da Grande Florianópolis.

É importante destacar a evolução das ações realizadas junto à população. Isso aconteceu inicialmente por meio do esporte, quando o instituto realizou um trabalho com 2.500 crianças na ilha. Elas treinavam voleibol com apoio da empresa paralelamente ao patrocínio dado à equipe principal, o Unisul/Nexxera. O projeto tinha apoio do ex-jogador Geovane e do técnico Renan.

Trabalho de qualificação

Mais tarde, o Instituto Nexxera passou a trabalhar fortemente em outra linha antes não trabalhada por eles. Foi o momento de investir na qualificação da mão-de-obra local. Exemplo disso foi o curso gratuito de capacitação em vendas para 230 artesãos de Florianópolis. 

A ação teve com objetivo deixá-los aptos à legislação municipal. Isto porque, desde o ano de 2017, o profissional da arte só pode comercializar seus produtos se tiver formação em vendas.

Investimento em tecnologia

Além do atendimento ao público externo, o Instituto Nexxera desenvolve programas para os colaboradores do Grupo, como o Programa de Voluntariado e Voluntários Nexx. E as transformações não pararam por aí. 

Recentemente, o instituto fez uma aposta valiosa. Ela começou a investir em empreendedorismo. Montou dois ambientes de inovação: o NexxLabs Soho e uma sala dentro o LinkLab, que fica na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Esse espaço também é conhecido como “Nexxera Innovation Lab”.

Nexxera SohoO instituto desenvolve projetos como o Conexxão de Impacto, o Conexxão Jovem e o Conexxão Startups. Ainda tem o Troca de Ideias, que apresenta para os jovens atitudes empreendedoras e prevenção contra as drogas. 

Todas estas ações e trabalhos executados pelo Instituto Nexxera são  dignas de comemoração. Que venham outros 11 anos.

 

Empreendedorismo, Grupo Nexxera, Sustentabilidade, Tecnologia e inovação , , , , , , 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *