3 fatores da integração financeira de operações offshore

Antes de começar a falar sobre a importância da integração financeira, é preciso lembrar que desde o início da década de 2000 as empresas brasileiras começaram a expandir sua atuação pelo mundo. Isso aconteceu abrindo filiais no exterior ou tendo algum relacionamento com fornecedores no exterior.

Os resultados do Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras 2014, publicado pela Fundação Dom Cabral em agosto deste ano, mostram que 65,1% das empresas pretendem ampliar suas operações nos países onde já atuam. E, 55,6% planejaram atuar em novos mercados neste ano. É nesse cenário que as empresas brasileiras precisam cada vez mais investir em integração financeira de operações offshore.

Quem responde pela integração financeira?

Na prática, as responsáveis por essa integração são EDIs (redes para a troca eletrônica de dados) certificadas por diversos bancos, que permitem facilitar as transações internacionais entre empresas – o que é especialmente útil na gestão financeira de empresas com filiais no exterior.

Confira abaixo os três fatores críticos a serem considerados sobre integração financeira de operações offshore:

Integração financeiraCentralização

É eficaz centralizar em um mesmo ambiente eletrônico funcionalidades que permitam fazer pagamentos de fornecedores do exterior e transferência para filiais a partir do mesmo front-end em que o analista paga contas de empresas nacionais. Facilita também o recebimento de extratos de bancos internacionais;

Confiança

As transações com filiais offshore costumam ser feitas por operadoras internacionais certificadas e reconhecidas pelo sistema financeiro mundial por sua confiabilidade. Isso dá segurança a todos os envolvidos nas operações;

Agilidade

Sem a necessidade de usar soluções dos próprios bancos, soluções de pagamento e de extrato internacional tornam as operações financeiras mais ágeis e transparentes para as empresas e seus clientes.

Ainda restaram dúvidas sobre as integrações financeiras de operações offshore? Converse conosco pela área de comentários.

Soluções Financeiras 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *