Inteligência artificial no setor bancário

Há pouco tempo, só se ouvia falar sobre o tema em livros e filmes de ficção, mas hoje essa tecnologia está presente em muitos momentos do nosso dia a dia, talvez até mais do que você imagina. A inteligência artificial é um segmento da ciência da computação que desenvolve formas de simular a capacidade humana de pensar e de tomar decisões em dispositivos eletrônicos por meio de softwares, programas, chatbots etc.

O recurso tem sido usado em vários setores da indústria e até do entretenimento, como na roteirização de séries ou na identificação do melhor tratamento médico para um paciente. O segmento bancário, claro, não fica de fora. De acordo com uma pesquisa da GFT, empresa alemã de tecnologia, quase um terço das instituições financeiras avaliam a inteligência artificial como algo relevante para o setor. Automação de processos internos por meio de robôs e atendimento virtual aos clientes são duas das principais aplicações beneficiadas por IA nesse contexto.

Por ser uma tecnologia relativamente nova, existe um mundo de possibilidades a ser explorado nessa frente para facilitar a vida dos usuários e das instituições e trazer mais assertividade e segurança para todas as partes envolvidas. Veja alguns exemplos do que já tem sido feito.

 

  • Transações pelas redes sociais
    Fazer transações pelo aplicativo de bate-papo Messenger do Facebook? Sim, já é realidade para um grupo selecionado de mil clientes de um banco aqui no Brasil. Os usuários consultam extratos de conta corrente e podem solicitar segunda via, consultar fatura e ativar cartões de crédito sem necessidade de acessar o app ou o internet banking.
  • Chatbots para dúvidas com mais agilidade
    Os chatbots são máquinas inteligentes que funcionam em aplicativos de bate-papo e interagem por meio de mensagens. Um dos grandes bancos nacionais começou a usar o recurso com o seu grupo de funcionários, de forma que a plataforma respondesse questões do dia a dia e agilizasse a rotina dos profissionais. O sistema aprendeu a responder mais de 2,5 milhões de questões, com mais de 90% de assertividade nos retornos. O case deu tão certo que a função foi disponibilizada para os correntistas (inclusive com reconhecimento de fala nas interações).
  • Personalizar a oferta de serviços e agregar valor
    A IA, combinada com dados, permite às instituições reconhecer o momento de vida do cliente e ofertar serviços e produtos que façam a diferença naquele contexto. Oferecer crédito para um casal que acabou de noivar comprar uma casa, seguro de vida para uma pessoa com filhos, reajuste de taxas para fidelizar um cliente, novas opções de investimento para quem usa poupança etc. Todo consumidor gosta de sentir que a empresa com a qual faz negócio tem um olhar diferenciado e personalizado para sua realidade.
  • Combate a fraudes
    Um banco dinamarquês criou e lançou uma plataforma baseada em inteligência artificial para detectar fraudes. Uma série de informações são analisadas em tempo real para avaliar se as atividades bancárias são verdadeiras ou fraudulentas. A novidade, que usa de machine learning, reduz muito o custo desse trabalho, permitindo à empresa investir dinheiro economizado em melhorias de estrutura e segurança. Além disso, coloca o setor no mesmo patamar ou à frente dos criminosos do ponto de vista de avanço tecnológico. O tempo para avaliar a liberação ou não de uma compra, por exemplo, acontece em menos de 300 milissegundos. O banco divulgou que conseguiu reduzir em 50% a taxa dos falsos positivos em transações e aumentar a eficiência da detecção em 60%.

 

Resumindo: a presença da inteligência artificial é muito mais interessante na vida real do que na ficção. Afinal, seu uso traz inúmeras facilidades para o negócio e, principalmente, para o usuário, que só tem a ganhar.

 

Leia mais:
Inteligência Artificial como ferramenta de relacionamento com os bancos
Westworld, Facebook e Bancos. A inteligência Artificial está mais presente do que nunca
A evolução do sistema bancário no Brasil
Tecnologia e inovação , , , , , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz