Intercâmbio Eletrônico de Dados – Para que serve?

Intercâmbio Eletrônico de Dados

O intercâmbio eletrônico de dados, ou EDI (Eletronic Data Interchange), é um dos principais assuntos quanto se trata de conectividade financeira. Por isso, nesse artigo vamos te explicar como ele pode ajudar a otimizar processos  através do intercâmbio eletrônico de dados e alavancar a sua empresa. 

A automação de processos é uma das principais formas de aumentar a eficiência e produtividade e, por consequência, de diminuir custos. Hoje em dia, muitas tarefas recorrentes e repetitivas podem ser facilmente substituídas por ferramentas e softwares. Com isso, os colaboradores têm um ganho significativo de tempo para focar no que realmente importa. Quando se trata do setor financeiro, a automação é ainda mais importante, pois além de reduzir custos operacionais, diminui drasticamente o risco de falhas e erros em um dos setores mais importantes de uma empresa. Mas por onde começar? Você já deve ter ouvido falar do EDI, que basicamente é uma plataforma que realiza intercâmbio eletrônico de dados e possibilita o tráfego de informações de forma rápida, segura e rastreável.

O que é intercâmbio eletrônico de dados e como isso ajuda minha empresa?

O EDI otimiza tempo e aumenta a produtividade, principalmente. Também conhecido como intercâmbio eletrônico de dados, o EDI  é a transmissão de dados entre sistemas de computadores, com alta velocidade e segurança. São utilizadas principalmente para comunicação entre empresas e bancos, que é feita através do disparo automático de mensagens eletrônicas. Muitas vezes, esse processo é intermediado pelos ERPs, que implementam esse serviço ao seu sistema para oferecer a solução de forma integrada.

Assim também, cada banco possui um layout padrão de documentos que precisa ser adequado à um modelo do sistema utilizado pela sua empresa. Na Nexxera, o EDI possui um sistema de conversão automatizada desses diferentes layouts de documentos em um único padrão, através da criação de automações e robôs. Nós chamamos esse processo de tradução e ele pode te gerar um ganho de tempo significativo e uma grande redução de custos operacionais! Além disso, por ser uma automação de processos, o EDI garante velocidade e segurança na troca eletrônica de arquivos. A Nexxera é pioneira e líder de mercado em intercâmbio eletrônico de dados (EDI) e possui mais de 70 instituições financeiras homologadas.

O Skyline

O Skyline é uma plataforma de comunicação que realiza intercâmbio eletrônico de dados (ou EDI) sobre diversos meios físicos, plataformas de hardware e sistemas operacionais. Ou seja, o Skyline proporciona um meio seguro para troca de dados.

Para quem é indicado?

É indicado tanto para ERPs, quanto para empresas que querem realizar troca eletrônica de dados de forma independente e automática.

Quais são os benefícios do Skyline?

Além de garantir velocidade e segurança na troca de dados e informações, destacamos:

  • Velocidade e precisão na troca de informações;
  • Segurança na transmissão de dados;
  • Dados criptografados;
  • Conversão de diferentes layouts de documentos em um único padrão;
  • Otimização de tempo;
  • Redução de custos operacionais

Como funciona a Transmissão de arquivos?

A figura abaixo mostra o processo de comunicação do Skyline desde o momento em que a conexão é estabelecida, até seu encerramento:

intercâmbio eletrônico de dados

Como posso utilizar o Skyline no meu negócio?

Você pode utilizar o Skyline de três formas: No seu desktop, com o Skyline Cliente. No seu navegador, com o Skyline Web. Ou ainda no seu servidor, com o Skyline Web Service.

CLIENTE SKYLINE

O Software Cliente Skyline® dispõe de uma estrutura de diretórios onde são colocados os arquivos recebidos, os arquivos a serem enviados e os já enviados. Geralmente essa estrutura segue o padrão, porém, também pode ser alterada através das configurações no arquivo wtcm. ini. Ele também é composto por um arquivo executável, um de configuração e arquivos de log gerados durante a comunicação.

SKYLINE WEB

A aplicação Web EDI é um sistema da família Skyline que realiza a troca eletrônica de dados pela web, sem a necessidade de instalação de aplicativos. O Skyline Web também pode ser utilizado como forma de contingência aos usuários das versões Skyline Cliente. Ou, ainda, como uma ferramenta para auxiliar o gerenciamento da comunicação de sua caixa postal.

Funcionalidades:

  • Transmissão e recepção de arquivos
  • Lista de arquivos recebidos e pendentes
  • Log de comunicação
  • Estatísticas por período
  • Bytes recebidos e transmitidos
  • Total de transmissões e recepções

SKYLINE Web Service

Web Services (SOAP) é uma tecnologia que define um modelo de integração independente de plataforma. São componentes de sistemas que utilizam XML no padrão SOAP para efetuar chamadas remotas para componentes de outras aplicações. Esta comunicação na sua grande maioria ocorre sobre o protocolo HTTP.

Como saberei se as informações trafegadas estão seguras?

O Skyline é uma solução do Grupo Nexxera, empresa com mais de 26 anos de trajetória, pioneira e líder de mercado em intercâmbio eletrônico de dados (EDI), além de ser o principal gateway de transações financeiras e mercantis do país, que oferece soluções com alto nível de segurança e credibilidade. Na Nexxera, todos os dados trafegados são criptografados, utilizando algoritmos modernos e praticados no mercado, como 3DES e AES.

Entre as certificações do Grupo, estão:

  • Certificação PCI -DSS (certificadora Módulo Security); 
  • Controles de segurança homologados e auditados, que mantêm conformidade com a Lei Sarbanes-Oxley (SOX);  
  • Infraestrutura redundante em dois Data Centers fornecidos por empresas especializadas e consolidadas (Uol Diveo e Equinix), os quais possuem certificações reconhecidas mundialmente, incluindo ISAE3402 / SSAE16 e ISO 27001, e mantém rigorosos controles físicos e lógicos para atender aos mais exigentes requisitos de segurança e disponibilidade;
  • Termo de Confidencialidade e Uso Aceitável dos Recursos assinado por todos os colaboradores; 

Sua empresa mais ágil com EDI

Como você pode ler nesse artigo, são muitos os benefícios que o intercâmbio eletrônico de dados (EDI) agrega à sua empresa. Muitas atividades podem ser automatizadas no seu financeiro, como: o envio de pagamentos, retorno de comprovantes, envio de boletos de cobrança, arrecadação, extrato bancário e envio e recebimento de arquivos fiscais de transporte, por exemplo.

Se você está pronto, ou mesmo se precisa de mais informações, para implantar o EDI e automatizar processos no seu financeiro, entre em contato conosco! Estamos preparados para ajudar a aumentar a performance, reduzir custos e otimizar tempo na sua empresa.

Avalie esse post! 😀
Grupo Nexxera, Segurança da Informação, Soluções Financeiras , , , , , , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz