Atualmente, exige-se cada vez mais que as empresas construam software com menos defeitos e mais qualidade. Dessa forma, a qualidade passou de um diferencial entre as empresas para uma exigência do mercado, já que é um dos fatores críticos para o sucesso do negócio, a satisfação do cliente e a aceitação do produto.
O teste de software é uma importante técnica utilizada para garantir e melhorar a qualidade do software, tendo-se tornado uma parte importante e valiosa dentro do ciclo de vida do desenvolvimento de software. Segundo Myers (2004), teste “é o processo de executar um programa com a intenção de encontrar erros”.
Existem duas abordagens para o teste de software:
Técnica de teste funcional: também conhecida como técnica de teste de caixa preta, visto que não é necessário nenhum conhecimento da lógica interna do sistema para construir os casos de testes. Nessa técnica, os casos de testes são construídos a partir de uma especificação.
Técnica de teste estrutural: também conhecida como técnica de teste de caixa branca porque nela é necessário o conhecimento da lógica interna do sistema para se desenvolverem os casos de testes. Nessa técnica, os casos de testes são construídos a partir do código fonte do programa.
Para que o teste como um todo seja mais eficaz, é recomendado que as técnicas de testes de caixa-branca e caixa preta sejam aplicadas ao longo de todo o ciclo de vida do desenvolvimento do software. O teste usualmente envolve vários estágios, que representam os níveis de testes realizados em diferentes momentos do ciclo de vida de desenvolvimento.
Excelente!!
Olá, Thamires!
Que bom que gostou do conteúdo! Continue acompanhando as nossas novidades. Temos textos novos toda semana 🙂
Perfeito.