Introdução ao Teste de Software

Atualmente, exige-se cada vez mais que as empresas construam software com menos defeitos e mais qualidade. Dessa forma, a qualidade passou de um diferencial entre as empresas para uma exigência do mercado, já que é um dos fatores críticos para o sucesso do negócio, a satisfação do cliente e a aceitação do produto.

O teste de software é uma importante técnica utilizada para garantir e melhorar a qualidade do software, tendo-se tornado uma parte importante e valiosa dentro do ciclo de vida do desenvolvimento de software. Segundo Myers (2004), teste “é o processo de executar um programa com a intenção de encontrar erros”.

Existem duas abordagens para o teste de software:

 

Técnica de teste funcional: também conhecida como técnica de teste de caixa preta, visto que não é necessário nenhum conhecimento da lógica interna do sistema para construir os casos de testes. Nessa técnica, os casos de testes são construídos a partir de uma especificação.

Introdução ao Teste de Software

Técnica de teste estrutural: também conhecida como técnica de teste de caixa branca porque nela é necessário o conhecimento da lógica interna do sistema para se desenvolverem os casos de testes. Nessa técnica, os casos de testes são construídos a partir do código fonte do programa.

Introdução ao Teste de Software

Para que o teste como um todo seja mais eficaz, é recomendado que as técnicas de testes de caixa-branca e caixa preta sejam aplicadas ao longo de todo o ciclo de vida do desenvolvimento do software. O teste usualmente envolve vários estágios, que representam os níveis de testes realizados em diferentes momentos do ciclo de vida de desenvolvimento.

Tecnologia e inovação , , , , , 3 Comments

Deixe um comentário

3 Comentários em "Introdução ao Teste de Software"

Notify of
avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
Thamires
Visitante
1 ano 2 meses atrás

Excelente!!

adriana
Visitante
adriana
1 ano 23 dias atrás

Perfeito.

wpDiscuz