Já é possível pagar passagem de ônibus com cartão de credito

Adoro ser o portador de boas notícias, então compartilho essa com vocês: esta rolando em São Paulo um projeto teste que permite o pagamento da passagem de ônibus com cartões de crédito, debito e pré-pagos. Tudo de forma fácil, ali mesmo na catraca do próprio veículo.

A novidade está acontecendo em 10 automóveis que ligam o Grande ABC à zona sul da capital paulista e tem como objetivo facilitar e automatizar ainda mais o acesso ao transporte público. Caso dê certo, é bem provável que seja implantado em outros estados nos próximos meses.

 

Como funcionará exatamente?

Esqueça a ideia de passar o cartão e, em seguida, digitar uma senha. O processo será diferente. A tecnologia usada nos testes é chamada de NFC, ou tecnologia de aproximação para os menos familiarizados. Dessa forma, bastará aproximar o cartão para processar dados, liberar a entrada e validar a passagem. Tudo bem rápido e sem filas, como sempre sonhamos.

Lembrando que para dar certo, você precisa solicitar um cartão habilitado com a tecnologia NFC (do inglês, Near Field Communication ou, em tradução literal, Comunicação por Proximidade). Ele possui este ícone bem visível:

nfc-icone

Tem chances de dar certo?

SIM. Respondo em caixa alta e com muito entusiasmo. Dei uma pesquisada e descobri que desde 2012 o sistema já é usado no transporte público de Londres, e lá deu muito certo. Estima-se que certa de um milhão de passagens são pagas com cartões de crédito e débito todos os dias. Número expressivo que aumentou o uso dos meios eletrônicos de pagamento, movimentando a economia.

 

O que mais de bom está por vir?

Tratando-se de NFC, o futuro está mais presente e acessível do que nunca.  A nova geração de smartphones, por exemplo, servirá de porta de entrada. As grandes produtoras, como Samsung, Apple, Microsoft e Windows, já disserem que todos os aparelhos terão suporte à tecnologia.  A ideia é que, além de realizar pagamentos nas mais variadas plataformas, o usuário possa usar o celular para trocar informações entre contatos e até liberar a entrada no trabalho, substituindo o tradicional crachá

Tecnologia e inovação , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz