LEAN IT, uma breve introdução

 

O LEAN é uma filosofia do Sistema Toyota de Produção que tem como principais fundamentos :

  • Buscar a Melhoria Contínua das pessoas, processos e serviços da empresa.
  • Respeitar as pessoas acima de tudo.
  • Diminuir Desperdício.
  • Buscar ter um Fluxo Contínuo de entrega.
  • Buscar ter Qualidade em todas as ações da empresa, através de Padrões que podem ser Medidos e Evoluídos.

Para atingir todos os itens citados acima, o LEAN tem como base a criação de uma Cultura forte e Valores dentro da empresa. Uma das metodologias mais conhecidas de implantação do LEAN dentro das empresas é o LEAN TRANSFORMATION FRAMEWORK do LEAN INSTITUTE:

img_construcao texto gustavoo

 

E o LEAN IT? O LEAN IT nada mais é do que uma adaptação destes conceitos para a área de T.I. É perceptível que os alicerces do LEAN citados anteriormente se encaixam em qualquer setor de uma empresa, inclusive existem outras vertentes do LEAN, como o LEAN OFFICE que é focado para as áreas administrativas da empresa.

Basicamente o LEAN IT tem dois grandes focos:

  • Voltado para dentro da empresa: Onde se aplica princípios e ferramentas de melhoria na operação, serviço e desenvolvimento do software.
    • Uma das principais ferramentas do Desenvolvimento LEAN é a Metodologia Ágil. A Metodologia Ágil é uma séria de princípios (Manifesto Ágil, 2001) e frameworks de trabalho para a área de T.I. (SCRUM, XP, Kanban…).
  • Voltado para fora da empresa: Onde se aplica princípios e ferramentas na busca por inovar e estruturar a forma de criar e vender soluções.
    • Algumas metodologias que nasceram do LEAN e que vem trazendo resultados positivos para as empresas: LEAN STARTUP, CANVAS, MVP, CUSTOMER DEVELOPMENT, DESIGN THIKING…

Resumindo, podemos dizer que o LEAN é um conjunto de boas práticas que devem ser padronizadas e seguidas dentro da empresa, ou seja, ser LEAN em uma Organização é utilizar processos padronizados e enxutos que podem ser medidos e melhorados continuamente.

Algumas palavrinhas legais para você lembrar do LEAN:

 

nuvem_palavras texto gustavo

 

Segue algumas literaturas sugeridas sobre LEAN :

Implementing Lean Software Development e The Lean MindSet de Tom e Mary Poppendieck;

Lean Startup de Eric Ries;

Lean Enterprise de Jez Humble;

Kanban de David Anderson.

Tecnologia e inovação , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz