Lições de empreendedorismo por quem já atingiu o sucesso

Começar um novo negócio é um momento cercado de incertezas e dúvidas. Por isso, contar com conselhos de quem já passou por esta situação – e prosperou! – é muito valioso. Neste sentido, a trajetória de um dos executivos mais bem-sucedidos do mundo, Elon Musk, tem muito a ensinar para quem está pensando em empreender.

E se você não está familiarizado com o nome de Musk, saiba que ele é a 34ª pessoa mais rica do mundo segundo a Forbes e, atualmente é o CEO não de uma, mas de duas companhias: a Tesla Motors, marca norte-americana de automóveis elétricos, e a SpaceX, empresa de transporte espacial. Parece muito promissor, não é mesmo? Então, vamos às suas lições!

Lições de empreendedorismo por quem já atingiu o sucesso

Confie em suas ideias

As pessoas dizem a você que suas ideias são loucas ou que têm poucas chances de dar certo? Se você acredita realmente no potencial do que você criou, não dê ouvidos e siga em frente! Foi o que Elon Musk fez, ao criar sua primeira startup de tecnologia, a Zip2, cujo serviço principal era a criação de listas de estabelecimentos comerciais na internet. Na época, este tipo de site não era comum e muitos o desencorajaram. Mas, ele persistiu e colocou em prática a empresa que, posteriormente, foi vendida para a Compaq por US$407 milhões.

 

Comece cedo – e seja agressivo

Uma das grandes diferenças entre os grandes empreendedores e as “pessoas comuns” é que eles conseguem aproveitar as oportunidades logo que surgem, sem medo de arriscar. Elon Musk via o potencial da internet, quando ainda havia poucos serviços, e criou um dos primeiros sites de transações financeiras on-line: o X.com.

 

Sempre faça sua lição de casa

Elon Musk faz seus investimentos de forma consciente e planejada. Antes de entrar em um novo negócio, o executivo estuda o mercado, define objetivos e determina metas a alcançar. Uma prova disso é seu empreendimento atual, a SpaceX, uma empresa de viagens espaciais. Parece loucura? Não para alguém que se preparou. Atualmente, Musk está redefinindo os padrões da indústria espacial e aeronáutica.

 

Contrate novos talentos e confie neles

Se, por um lado, profissionais inexperientes podem errar devido à falta de experiência, por outro eles têm energia de sobra para produzir ótimos resultados. Isso só é possível por meio de uma liderança presente e atenta e Elon Musk sabe disso. Por isso, ele costuma contatar os novos talentos diretamente, tendo construído suas equipes tanto na SpaceX quanto na Tesla majoritariamente com a atuação de jovens promissores.

 

Mude a forma convencional de fazer as coisas

Inovação é essencial para quem quer empreender. Afinal, fazer algo de forma diferente pode fazer alguém atingir o sucesso de várias formas, seja por aumento de vendas ou por redução de custos. No caso de Elon Musk, sua veia inovadora fez com que a SpaceX introduzisse a ideia de foguetes reutilizáveis, uma estratégia que deve gerar grande economia e criar um novo mercado: o de viagens espaciais para pessoas comuns, a preços baixos.

 

Lute, lute e lute mais

Nunca desistir é uma característica marcante de Elon Musk. Em uma ocasião em que a Tesla falhou em cumprir o prazo de produção para o primeiro modelo do Tesla Roadster, deixando a empresa à beira da falência, um dos diretores da empresa se recusou a fazer novos investimentos, com o objetivo de fazer com que Musk falhasse para poder ocupar seu cargo. Mas, ele lutou e conseguiu evitar a quebra da empresa, apostando em uma hipoteca. Assim, manteve o cargo e a saúde financeira da companhia.

 

Continue curtindo a vida e celebre o sucesso

 Mesmo com a agenda lotada de compromissos, Elon Musk sempre encontra tempo para aproveitar a vida. Quando recebeu sua parte da venda de sua primeira startup, ele usou o dinheiro para comprar um condomínio e uma McLaren. Ou seja, de nada adianta trabalhar tanto se depois não puder aproveitar os frutos do sucesso!

Empreendedorismo 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz