Uma linha de crédito é um meio para que pessoas e empresas adquiram bens, produzam, gerem empregos e façam a roda da economia girar.

É também um modelo ilimitado de intermediação financeira, que supera em muito a matriz que coloca poupadores de um lado e bancos/fundos de outro.

As operações de linha de crédito deveriam ser a preocupação de qualquer empresa que deseja sustentar sua base de clientes.

Vai muito além da análise “taxa/prazo”, está em expansão no Brasil e, principalmente, se configura como uma oportunidade tanto para quem concede quanto para os tomadores de crédito.

Mas como a sua empresa pode se beneficiar deste tipo de transação? Continue lendo este artigo e saiba por que antecipar seus recebíveis é uma ótima opção como linha de crédito.

Linha de crédito por antecipação de recebíveis teve aumento de 50% este ano

Segundo um estudo organizado pelo Banco Central do Brasil (Bacen), em 12 meses até junho deste ano, o crédito para pessoas jurídicas avançou 14,8%.

Também em 12 meses, até junho deste ano, o saldo das operações com PMEs cresceu 36,4%. Já para grandes empresas, o aumento foi de 2,9%.

Por outro lado, a inadimplência entre as menores empresas caiu de 3,5%, em junho de 2020, para 3% em junho deste ano. Entre as grandes, foi de 1,2% para 0,4%.

No relatório do Bacen chama a atenção a expansão da linha de crédito no modelo de antecipação de recebíveis. Só no primeiro semestre deste ano, o crescimento foi de 50%.

Os benefícios da antecipação de recebíveis

Antecipar recebíveis pode ser uma ótima estratégia de alavancagem quando o valor transacionado é usado para gerar mais receita e lucro para o seu negócio.

A linha de crédito ganha eficiência, tem custos menores e é uma condição de execução segura de garantias.

Dessa forma, facilita a vida das empresas que buscam antecipação para melhorar o fluxo de caixa.

Existem dois públicos diretamente beneficiados nas operações de antecipação de recebíveis:

  • Sacado (comprador): o cliente que tem títulos a pagar como obrigação financeira;
  • Cedente (fornecedor): é aquele quem tem o direito de receber os títulos no prazo estabelecido.

Geralmente, os benefícios envolvidos na operação se caracterizam pela ausência de um intermediador financeiro.

O que resulta na captação de dinheiro a um custo mais baixo. Isso ocorre quando o comprador tem recurso próprio para financiar a sua cadeia de fornecedores.

De outra forma, se a sua empresa se posiciona em uma transação como essa na posição de fornecedor, sua melhor opção em recursos financeiros é o seu comprador.

Isto ocorre porque o seu comprador geralmente terá um dinheiro mais barato a oferecer — quando o caixa dele permitir, é claro —, porque não há intermediários envolvidos. Também não há a necessidade de análise de crédito.

Basta que o sacado coloque esta alternativa aos seus fornecedores e eles, por sua vez, se interessem em antecipar para receber hoje um valor que só receberiam em um prazo de 30 dias ou mais.

Uma linha de crédito boa para o sacado e também para o cedente

Sob o ponto de vista do sacado/comprador, emprestar dinheiro ou conceder prazos para empresas em meio a uma pandemia pode parecer um movimento arriscado.

Mas o que deve ser levado em conta neste caso é a premissa da confiança, já que, por definição, a empresa que aciona uma linha de crédito quer pagar.

Além disso, não há o risco de inadimplência. Pois é a própria empresa contratante do serviço ou compradora do produto do fornecedor quem pagaria a conta.

Conceder crédito deveria ser trabalhado por todas as empresas que contam com clientes que precisam de algum tipo de financiamento ou prazo, seja para a compra de um insumo, pagamento de despesas ou o aumento da sua capacidade de produção.

Já na visão do cedente/fornecedor, antecipar recebíveis melhora o fluxo de caixa, pois você utiliza um dinheiro que já é seu, e no momento em que deseja obter o recurso, com um pequeno deságio no valor do recebível.

A antecipação de recebíveis como forma de investimento

A antecipação pode se tornar uma alternativa de investimento. Vejamos um exemplo:

Se você antecipar um recebível a 2% de taxa de desconto para comprar uma mercadoria ou insumo com desconto de 10% à vista para a sua empresa, você está diluindo toda a taxa de antecipação de forma a rentabilizar o valor, que antes teria que parcelar, perdendo a condição à vista.

Em resumo, utilizar meios de antecipação é um grande aliado do planejamento financeiro das empresas.

Atualmente, sempre que um fornecedor vende para uma empresa, ele acaba assumindo o risco de crédito desse cliente.

Em suma, o fornecedor, de certa forma, “financia” a empresa que está comprando dele.

Nesse sentido, equilibrar essa relação é o objetivo das empresas e das infraestruturas e serviços de crédito, que enxergam a oferta de crédito além da receita marginal e no momento e condições mais adequadas.

O crédito impulsiona o desenvolvimento das empresas

Uma linha de crédito é um ativo que estará cada vez mais presente na economia real.

Faz parte do nosso dia a dia e está diretamente ligado a conquistas de objetivos individuais e coletivos.

É você ou a sua empresa dispondo de um dinheiro ou prazo de outra pessoa — física ou jurídica — para incrementar a economia.

Este é um ato que envolve riscos e oportunidades como em qualquer decisão financeira, mas cria um círculo virtuoso, que impulsiona o desenvolvimento das empresas e do país.

A antecipação de recebíveis é uma das linhas de crédito mais atrativas do mercado.

Nesse sentido, veja como esta modalidade pode ser o suporte de fornecedores durante o período de crise econômica.

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.