O conceito de meganuvem pretende revolucionar o mercado

A lista de vantagens para empresas que contam com o serviço de cloud acaba de aumentar, com o anúncio da meganuvem como uma das principais tendências de TI para 2018. O conceito visa integrar os modelos públicos e privados, hospedados, gerenciados e SaaS em um único sistema. Isso significa maior agilidade das companhias em direção a um formato multi-cloud.

A novidade deve se comportar como um sistema coerente e holístico, que permite uma visão integrada do ambiente de TI. Estimula ainda a incorporação da inteligência artificial e aprendizado de máquina para chegar à automação de insights para as futuras gerações de ambientes de tecnologia da informação.

O desafio fica por conta do gerenciamento de todas esses dados, já que serão ainda mais aplicativos e cargas de trabalho divididos entre as clouds. Para viabilizar o uso da novidade na prática, será necessário inovar em pontos-chave: a multiplicidade em rede para mover os dados entre as nuvens; o armazenamento e direcionamento de dados para o lugar correto; a computação e utilização do melhor processamento e aceleração nas demandas de trabalho; e, por fim, a orquestração em todos os ambientes conjuntos.

meganuvem

Transformação digital

A migração de dados para a nuvem é uma alternativa econômica, flexível, segura e eficiente para empresas de todos os tamanhos. A tendência tem sido tão certeira que, em setembro de 2017, o Google inaugurou em São Paulo a primeira região de Cloud da América Latina, colocando o Brasil como um das oito regiões oficiais anunciadas pela companhia com essa funcionalidade.

As opções de contratação desse tipo de serviço variam de acordo com a necessidade do segmento: a nuvem pode ser pública, privada ou até gerenciada por terceiros. O contratante também ganha em escalabilidade, pois opta por um combo de serviços específicos para a sua finalidade e de acordo com a sua demanda, o que permite ajustes de acordo com a sazonalidade que faz sentido dentro do negócio. Uma empresa de vendas, por exemplo, pode contratar mais recursos nas datas do ano com maior movimentação. O sistema é ainda uma maneira de incentivar o trabalho colaborativo em tempo real.

Tecnologia e inovação , , , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz