Meios de pagamento: você conhece as principais diferenças?

É fundamental conhecer os meios de pagamento disponíveis no mercado para oferecer uma experiência satisfatória ao usuário. 

Administradoras, subadquirente, bandeiras, gateways e emissores. Você já deve ter visto essas palavras quando foi buscar um sistema de pagamento para sua loja, certo? Geralmente esses conceitos causam confusão, mas fique tranquilo, pois neste texto vamos explicar a diferença entre eles e assim você poderá entender qual se encaixa no perfil do seu negócio.

Mas, afinal, qual a diferença entre adquirentes, subadquirentes e gateways?

O que são meios de pagamento adquirente?

Também conhecidas como operadoras ou adquirentes, a responsabilidade destas empresas é processar as transações financeiras através do cartão de crédito e débito. E repassar aos lojistas o valor da venda de acordo com cada regra de contrato, excluindo taxas e eventuais despesas.

Para isso acontecer, a adquirente faz o credenciamento da loja, fornece tecnologia e se comunica com as bandeiras de cartões e com os emissores para liberarem e reconhecerem de fato uma transação online ou física, realizada pelas maquininhas.

meios de pagamentoAinda está confuso com o conceito? Vamos ajudar você:

Adquirente: É quem credencia a loja, fornece tecnologia e meios para aceitar e se comunicar com as bandeiras homologadas.

Bandeiras de cartões e emissores – meios de pagamento 

A bandeira do cartão nada mais é que a “marca” do seu cartão. Elas possuem ligação direta com a adquirente e o emissor do cartão, que no caso é o banco (Itaú, Caixa, Bradesco…). Entre as principais bandeiras estão Visa, Master, Sodexo, AMEX, Elo.

Através da bandeira ,você pode utilizar o mesmo cartão em qualquer lugar do mundo, apenas sendo necessário um meio de pagamento compatível com a bandeira e habilitar o serviço junto ao emissor.  Já o emissor é que verifica se você tem crédito para pagar a conta, por exemplo. 

Ainda está confuso com o conceitos? Vamos ajudar você:

Bandeira : É a marca do cartão e se responsabiliza pela comunicação da transação entre a adquirente e o emissor do cartão.

O que são meios de pagamento Subadquirente?

A subadquirente está no meio das adquirentes, clientes e da sua loja. É utilizado por lojas menores, pois o sistema é mais simples e fácil. A vantagem de utilizá-lo é a garantia contra fraudes, diversas opções de pagamentos e já contam com o cadastro na adquirente. E, além disto, possui relacionamento com bancos, o que facilita os negócios do pequeno e médio empresário.

Para o e-commerce são oferecidos outros serviços como gateway e antifraude, permitindo oferecer um checkout completo para os clientes. 

O Grupo Nexxera, por exemplo, possui um gateway integrado a principais as adquirentes do Brasil.

Além disso, o subadquirente integra todos os envolvidos em um processo de pagamento eletrônico. Ele é o intermediador de pagamentos e está entre adquirentes (que fazem a liquidação financeira das transações através de cartão de crédito e cartão de débito), clientes e prestadores de serviço.

Mercado em crescimento dos meios de pagamento

Entender a diferença, saber como funcionam e identificar quais taxas praticadas entre eles são fundamentais para quem vai abrir um negócio. Não importa o tamanho do seu estabelecimento ou se é físico ou online, é preciso conhecer este mercado cheio de opções.

 Existem muitos fatores que influenciarão o momento de escolha, mas entenda que é necessário identificar o objetivo do empreendedor e de cada projeto. Uma dica é ficar atento às empresas que oferecem segurança e possuem certificação PCI, neste mercado de pagamentos, a segurança é um ponto crucial para todo negócio.

Vale ressaltar que um gateway de pagamento não exerce o seu trabalho se não estiver conectado à um adquirente.

Como exemplo de gateway de pagamento temos o Nix Gateway.  Que é uma ferramenta prática e segura para realizar pagamentos pelo seu e-commerce ou app. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre, adquirente, subadquirente e gateway. Queremos te apresentar uma  solução chamada Vizzoo que pode ajudar a sua empresa a ter mais eficiência.

O Vizzoo é uma ferramenta de gestão de vendas, recebimentos de cartões de crédito, débito e benefícios. Proporciona para as empresas uma visão global e centralizada da posição financeira de seus recebíveis. Com ele, é possível verificar as posições financeiras de seus estabelecimentos. Comparar as taxas acordadas com as aplicadas pelas administradoras e consultar o total de vendas à vista e à prazo. Além disso, podemos confirmar os valores prometidos pelas adquirentes junto ao Banco de domicílio Bancário

QUERO TER MAIS EFICIÊNCIA

 

Mas, se ainda tiver alguma dúvida, é só falar com a gente que será um prazer ajudá-lo:)

 

 

 

 

Meios Eletrônicos de Pagamento , , , , 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *