Trabalhar no desenvolvimento de projetos de maneira rápida e eficaz é o sonho de qualquer empresa. E, isso é possível com o uso de metodologia ágil.

São mecanismos que auxiliam empresas a alcançar objetivos, por isso, muitas companhias têm adotado essas ferramentas inovadoras para sair um pouco da gestão tradicional de projetos.

A metodologia ágil, também conhecido como Lean e Agile, o método nomeia as novas formas de trabalho dentro do universo corporativo.

Suas práticas vão ao encontro das tendências da nova economia mundial.

Apesar de ser recente nas empresas, o termo surgiu há quase 19 anos, quando em 2001 surgiu o “Manifesto Ágil”.

Trata-se de uma declaração de princípios para o desenvolvimento de softwares, criada por desenvolvedores que buscavam mais agilidade e satisfação dos clientes.

Apesar de ser criado por especialistas da área de tecnologia, a metodologia ágil tem beneficiado, sobretudo, o setor financeiro.

Embora o 12º Relatório Anual do Estado de Agilidade da VersionOne aponte o ramo tecnológico em primeiro lugar no uso desse conceito, com 24% dos pesquisados, a área das finanças já aparece na segunda colocação desse ranking, com 17%.

A empresa responsável pelo levantamento é a pioneira em gerenciamento de projetos ágeis.

Diante desse cenário cada vez mais crescente, é bastante importante conhecer melhor como funciona esse método, quais são as mais aplicadas no mercado e de que forma esse tipo de gerenciamento pode trazer benefícios para o segmento financeiro.

O que é metodologia ágil?

Trata-se de uma prática de trabalho que possibilita as ações e alterações de percurso nos processos.

E isso em tempo muito menor em comparação com as gestões tradicionais. Os conceitos atuam nas empresas por meio das inovações dos processos, com a finalidade de reduzir seus custos.

Por outro lado, a meta é de ampliar ao máximo a produtividade para tornar essas companhias ainda mais competitivas no mercado.

Com isso, os gestores de projetos conseguem trabalhar de maneira flexível e adaptável.

As equipes de trabalho trabalham de forma fragmentada e autônomas dentro das empresas, em grupos chamados “squads”.

Não existe uma hierarquia, mas pontos de referência baseados em conhecimentos específicos e nas suas experiências de trabalho.

Benefícios do método

Ao contrário do modelo tradicional, em que os produtos são desenvolvidos em escopos muito bem definidos, a metodologia ágil permite que os envolvidos nos processos consigam lidar melhor com imprevistos e efetuar modificações antes da conclusão dos trabalhos.

Esta é uma maneira de garantir uma entrega mais qualificada e também em menor tempo. Além dessa redução, as entregas dos produtos são em partes e em etapas.

Isto é, à medida em que os mesmos sejam concluídos pelas equipes envolvidas no projeto dentro desse conceito. O procedimento é bem diferente em comparação com o gerenciamento considerado tradicional.

No qual todo o planejamento se define no início e, além de não ter mudanças significativas ao longo de todo o percurso.

Contribuição no setor financeiro

A pesquisa feita pela VersionOne apontou os serviços financeiros como o segundo setor que adota a metodologia ágil em seus processos.

Também não é para menos, pois o surgimento das fintechs em grande número acelerou o uso desse conceito no segmento.

Ao adotar esse método, essas empresas passaram a resolver as questões dos clientes com mais desenvoltura, agilidade e, por esse motivo, ganhou a simpatia dos consumidores.

A partir daí, as outras instituições financeiras mais tradicionais se deram conta do valor da metodologia.

Dessa forma, os bancos passaram a adotar o conceito e também se tornaram disseminadores do tema, inclusive para os demais setores da economia, que se espelham no financeiro.

Além disso, a metodologia ganhou força porque prioriza também a segurança, a assertividade e, muita eficiência.

Quais as principais metodologias?

Scrum

A metodologia é muito utilizada em projetos que podem ter rápidas mudanças. Desse modo, o Scrum se baseia em entregas fáceis de repetir do produto.

Ou seja, ao invés de aguardar até a conclusão total, a entrega ocorre em pedaços utilizáveis ao longo do tempo.

Dessa maneira, o desenvolvimento consiste em uma ou mais equipes.

Estes times são compostos basicamente por um product owner, um scrum master e um time de desenvolvimento.

Em suma, cada grupo tem um papel bem definido no processo. Além disso, as tarefas são efetuadas em ciclos de até um mês.

Já no setor financeiro, a metodologia faz parte de processos burocráticos e complexos para reduzir custos operacionais.

Kanban

O Kanban é um método organizacional que tem a função de ampliar a produtividade e otimizar as tarefas e entregas.

O nome tem sua origem na palavra “tabuleiro” e o sistema acompanha visualmente o andamento dos fluxos de produção nas empresas.

Esta metodologia foi criada pela montadora japonesa Toyota na década de 1960 e faz parte do sistema de administração Just In Time.

Que significa fazer somente o imprescindível para realização da etapa seguinte do processo.

Apesar de mais antiga ao “Manifesto Ágil”, o método se encaixou perfeitamente no conceito porque reduz custos no processo produtivo.

Smart

É a ferramenta que ajuda na definição de metas, independentemente se servirão para uma determinada pessoa ou empresa.

Ou seja, ajuda de maneira poderosa e objetiva a estabelecer propósitos para a sua organização.

Dessa maneira, vamos apresentar cada letra que forma o nome desta ferramenta, elas têm uma definição.

Isto é, cada uma significa uma etapa e consegue traduzir corretamente o que é e como deve ser uma meta para uma organização empresarial.

  • “s” de “specific” ou seja, a mesma precisa ser específica naquilo pretendido;
  • “m” de “measurable” mensurável, em português, e mostra a necessidade de determinar um indicador com possibilidade de mensuração para contribuir com o alcance do objetivo traçado;
  • “a” de “achievable” — Essa fase contribui para que o projeto tenha metas possíveis de serem alcançadas;
  • “r” de “relevant” — Permite entender que os objetivos façam sentido para gerar resultados positivos dentro de uma empresa;
  • “t” de “time” A partir daí, todo projeto precisa ter um tempo determinado para ser cumprido.

Aqui na Nexxera somos adeptos a melhorias, sempre. E, estas metodologias ajudaram a melhorar nosso fluxo de tarefas nos setores e contribui para o planejamento financeiro da empresa.

Por isso, compartilhamos com vocês um pouco deste conhecimento. Continue nos acompanhando por aqui e fique por dentro das novidades!

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.