Não poste foto do primeiro dia de aula do seu filho

Recentemente, uma campanha online despertou a minha atenção: “Não poste minha foto com uniforme da escola”.  As mães corujas piram. A iniciativa vem da Secretaria de Estado de Segurança e traz para a esfera pública um problema até então pouco debatido: a exposição da rotina familiar na internet.

nao-poste-a-foto-do-seu-filho-no-primeiro-dia-de-aula

Pare e pense, não existe informante melhor do que as redes sociais. Por ali você sabe onde anda aquele amigo sumido. Quem formou. Quem desistiu da faculdade. Quem conseguiu um novo emprego. Quem está procurando uma oportunidade de trabalho. Quem entrou na dieta. Quem saiu dela. Quem é do cachorro. Quem é do gato. Quem é o atual do seu ex. E porque ele insiste em namorar pessoas parecidas com você.

É um ecossistema novo, estamos nos adaptando a esse turbilhão de informações diárias. Por isso a reflexão precisa ser feita: que tal pouparmos as crianças?

Sei que, em praticamente 100% dos casos, o amor é tanto que fica impossível limitá-lo à galeria de fotos do smartphone. Ele precisa ser declarado, postado e compartilhado inúmeras vezes por pais, tios, avós e irmãos.  Mas a rede mundial de computadores não cabe na mesa de jantar. É ampla demais, não faz parte da família. Por isso os riscos precisam ser avaliados. Informações como nome da escola e horários das aulas são suficientes para aqueles que fazem trotes de sequestro ou realmente procuram crianças para sequestrar cometerem suas atrocidades.

 

O que fazer?

Chamei o especialista em Segurança da Informação do Grupo Nexxera, Thomas Ranzi, para me ajudar a responder essa dúvida. Para ele, a principal atitude é fazer o bom o uso dos recursos de privacidade. Em outras palavras, você deve classificar o seus contatos em grupos de “Amigos” e “Conhecidos” para controlar o tipo de conteúdo que cada nível de amizade terá acesso.

Confira a dica completa logo abaixo e atente-se:

 

Grupo Nexxera, Tecnologia e inovação 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz