Nexialista: O mercado de trabalho será deles a partir de agora

Há quatro ou cinco décadas, quando as pessoas pensavam a respeito do futuro existiam os que imaginavam a guerra entre humanos e máquinas, outros que almejavam viajar em carros voadores, talvez aquela imagem representada na famosa série de animação “Os Jetsons”, seja um bom exemplo de um futuro promissor.

E agora, que chegamos ao icônico ano de 2020, sabemos que a tecnologia faz parte das nossas vidas. Estamos vivendo a Era da Indústria 4.0, da revolução que está levando todos ao próximo nível de interação, da forma de trabalhar, de criar e de viver. Os serviços e soluções que são desenvolvidas diariamente para facilitar a rotina, a inteligência artificial e tudo que envolve a internet e suas possibilidades são uma realidade. 

É natural observar que a maneira de trabalhar também está mudando. Se até uma década atrás o caixa de um supermercado precisava saber fazer bem a conta para dar o troco e preencher cheques, hoje ele acessa o sistema da rede de supermercados, ajuda o cliente a fazer os pagamentos com diferentes tipos de cartões e utiliza plataformas e ferramentas de gestão de estoque e fechamento de caixa. 

Agora, vamos além. Imagine a quantidade de atividades, profissões e funções que surgiram ou deixaram de existir a partir dessa automatização de processos. O profissional de hoje já é diferente do que atuava há vinte anos, e ele vai continuar evoluindo e se desenvolvendo com uma velocidade acelerada se desejar ter uma carreira de sucesso.  

Neste cenário todos precisam ser diferentes. Se desejarem desenvolver suas carreiras precisam ir além. Mas, qual é o perfil do profissional do futuro? Quem terá espaço para se destacar e fazer a diferença a partir de agora?

Combinar diferentes skills em prol do desenvolvimento do time e dos resultados é uma das características do Nexialista

Nós temos essa resposta! Essa é a vez do profissional Nexialista, saiba quem ele é:

Nexialista: O profissional do futuro

Ser um Nexialista é ser plural. É aquela pessoa com perfil que pode se encaixar em diferentes grupos de trabalho, que tem habilidades para contribuir com o time tendo conhecimentos variados e com uma praticidade voltada para a solução de problemas.

Esse profissional do futuro reúne competências de áreas técnicas, comerciais, pessoais, gerenciais e de liderança, sem necessariamente ter um título específico. Vamos enxergar o Nexialista como o profissional que ocupa a lacuna entre o especialista e o generalista. Ele não precisa dominar o assunto, mas sabe quem acionar, ou onde buscar a resposta quando sua equipe precisa de uma solução.

O profissional do futuro é curioso, proativo, persuasivo, agregador, ele instiga o grupo em busca de respostas e também ajuda por ter conhecimentos que são abrangentes. Desta forma, um Nexialista é um profissional de qualquer área de conhecimento, porque ele não vai estar restrito aos conhecimentos técnicos apenas. 

Você pode ser um profissional de gestão em finanças, vendedor, head de inovação, fazer parte do time de marketing, RH, do jurídico, pode ser Diretor de uma organização e ser, em cada uma dessas frentes, um profissional Nexialista.

Como formar um Nexialista

O grande trunfo do Nexilista é ser um profissional que está inserido para melhorar processos, reduzir custos, otimizar conversões e fazer a diferença por onde quer que ele atue.

Uma das principais habilidades do Nexialista é transitar entre os conhecimentos que ele adquiriu ao longo da sua carreira. Essa bagagem vem das diferentes fontes de onde ele buscou recursos: livros; palestras; cursos; podcasts; workshops de desenvolvimento pessoal e séries que assistiu com o objetivo de absorver conhecimento.

Benefícios para as equipes em ter um Nexialista

Esse profissional que agrega habilidades e competências será aquele preparado para olhar de uma maneira diferente para o time. Ele tem interesse além do resultado mostrado em relatório, o Nexialista tem um olhar sistêmico sobre o processo, consegue perceber que não existe mais “vida no trabalho e vida pessoal”. Mesmo quando não estão cumprindo a carga horária os colaboradores de uma empresa fazem parte de um ecossistema que não termina ao sair da porta do escritório, mesmo porque, nesse novo mundo são milhares de pessoas que trabalham em casa, mas mesmo assim fazem parte de uma equipe.

O que você precisa para se tornar um Nexialista

Para se tornar um profissional Nexialista o primeiro passo é começar a olhar ao redor e não apenas para si. Para ser um profissional do futuro você deve desejar um desenvolvimento profissional com alto valor agregado.

Ser um Nexialista envolve competências de desenvolvimento pessoal, conhecimento técnico, gerenciais, de liderança e também habilidades comerciais.

É aquele perfil que age de forma íntegra e proativa, que tem criatividade, sabe fazer a gestão do tempo e valoriza o poder da comunicação.

Confira as soft skills que você deve desenvolver:

  • Inteligência emocional
  • Flexibilidade
  • Solução de conflitos
  • Business culture
  • Colaboração
  • Raciocínio lógico
  • Resiliência
  • Inovação
  • Negociação
  • Escuta ativa
  • Inteligência digital
  • Formação de sucessores
  • Tomada de decisões
  • Gestão de equipes a distância
  • Team building
  • Gestão de mudança
  • Mindset global

E as hard skills para trabalhar:

  • Plano de contas
  • Performance improvement 
  • Orientação ao resultado
  • Prospecção de clientes
  • Gestão de qualidade
  • Gestão de projetos 
  • Design thinking

Ufa! A lista não para por aí, mas já deu para ter uma noção do que é ser um Nexialista, é ser um profissional diferenciado, é ser estratégico dentro de uma equipe. Muito provavelmente não é um perfil para ser ocupado por todos, mas há espaço para aqueles que almejam essa posição.

Pode ser que você já domine várias dessas habilidades, talvez esteja se perguntando “será que já sou Nexialista?” Essa reflexão é válida, a resposta é simples: Se você consegue combinar diferentes habilidades para usar em prol da equipe, esse é o caminho de se tornar um Nexialista de fato.

Existe curso para ser Nexialista?

Não existe um curso que forme um profissional Nexialista, ele é forjado ao longo do tempo. Por isso, se você se identificou, pode começar agora mesmo a procurar as skills que ainda não domina com o objetivo de desenvolver essas e outras habilidades.

Tenha como foco integrar equipes com essa mentalidade aberta e abrangente, direcionada para olhar o time de um andar mais acima na escada da observação, aquele que lança desafios, motiva e sabe onde, ou com quem falar, na hora da crise.

Quer ser um Nexialista? Então, continue com a gente! Vamos dar o próximo passo juntos!

Participe do Nexxperience, um evento online e gratuito que vai abordar questões pontuais para o mercado e para integrantes da supply chain finance. Em dois dias de evento teremos talks com nomes como Walter Longo, especialista em transformação digital e que vai falar exatamente a importante de ser um Nexialista.

Faça sua inscrição e anote na agenda, o Nexxperience vai transformar sua forma de enxergar o mercado.


Sem categoria , 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *