Economia criativa: NexxLabs é referência em Florianópolis

A economia criativa é um conjunto de negócios baseados no capital intelectual, cultural e na criatividade que gera valor econômico. A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.

A economia criativa abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários.

O Programa NexxLabs, desenvolvido pelo Instituto Nexxera, já se tornou referência em economia criativa em Florianópolis. Seu  propósito é transformar o modo de gerar oportunidades através do empreendedorismo e como ferramenta de geração de impacto sustentável. O espaço foi lançado este ano e já contribuiu para o desenvolvimento mais de 21 projetos e 60 empreendedores de impacto.

O espaço NexxLabs

O Nexxlabs Soho marca uma nova trajetória dos investimentos do Grupo e Instituto Nexxera. O espaço se dispõe a atuar com tecnologias e soluções baseadas na economia criativa, o que possibilita que os empreendedores possam ter um ambiente de inovação e fiquem conectados com as principais metodologias de desenvolvimento de startups mundiais.

Localizado no Centro de Inovação Soho, o espaço foi feito para estimular a criatividade de quem passa por lá. Conta com estações de trabalho, sala de reunião e uma vista de tirar o fôlego.

NexxeraSoho 028

Programas

Conexxão Jovem

O Desafio Conexxão Jovem  tem como objetivo o desenvolvimento da educação empreendedora em escolas do município de Florianópolis por meio de palestras, workshops e visitas técnicas em ambientes de inovação e empreendedorismo.

O propósito do projeto é, além de estimular o pensamento crítico, trabalhar atitudes empreendedoras com jovens em situação de vulnerabilidade social e apresentar ferramentas de estruturação de soluções.

Ao final do projeto, esperamos que os participantes estejam aptos a estruturar soluções de impacto, buscar estratégias empreendedoras para as adversidades que enfrentam em suas comunidades.

Neste ano, já foram mais de 600 alunos impactados de fora direta e indireta. Recentemente, divulgamos aqui no blog a história dos participantes vencedores da edição de 2019, onde cinco alunos de escolas públicas da capital, viajaram para São Paulo no dia 12 de setembro, para conhecer alguns dos principais ambientes de empreendedorismo e inovação do país. Elas conheceram  as filiais da Nexxera, Creditas, Facebook e Inovabra.

Os vencedores foram os estudantes Adauan Dauto Raimundo Pereira, Yasmin Fernanda Rocha dos Santos, Nathan Damian Vasconcelos, Yasmin Suzuki de Oliveira, Angélica da Gama Bornelli e nós contamos a histórias deles em nosso blog.

Conexxão de impacto

O Conexxão de Impacto é um programa de desenvolvimento de ideias e negócios de impacto para estudantes que buscam experiências junto a empreendedores de impacto.

O objetivo do projeto é fortalecer ideias e negócios com soluções inovadoras focadas na promoção do desenvolvimento sustentável.

O projeto também se propõe a evolução  dos negócios ou ideias, bem como a criação e conexão de uma rede de empreendedores de impacto. O que dá acesso a metodologias de ponta para prepará-los para receber investimentos externos por meio de workshops especializados e mentorias coletivas e individuais. Em 2019, o programa recebeu mais de 80 inscrições e 58 ideias de negócios foram selecionadas para participar do projeto.

Um dos objetivos do projeto  Conexxão de Impacto visa contribuir com a agenda 2030 dos Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo um disseminador de ideias e negócios que busquem caminhos sustentáveis, com medidas ousadas e transformadoras. A ideia é incentivar para a construção da mudança do presente e incentivar novos modelos de produção e de comportamentos, melhorando a vida das pessoas e do planeta.

Experiências propostas no projeto:

Talks: Palestras teóricas explicando os conceitos que serão aplicados durante o workshop
Hands On: Exercícios práticos e mão na massa utilizando ferramentas visuais
Networking: Momentos de interação entre os participantes
Ambiente de Inovação e Empreendedorismo: Vivência junto ao NexxLabs Soho, um dos principais ambientes de inovação de Florianópolis

Conexxão Startups

Economia criativa

O Programa Conexxão Startups de Economia Criativa visa promover a cultura empreendedora por meio do desenvolvimento de competências para inovação e empreendedorismo. O edital deste programa é feito pelo Instituo Nexxera, que também faz o gerenciamento do programa.

Ao longo do programa, são realizadas ações de capacitação e geração de experiências empreendedoras com foco na transformação de ideias em negócios ou no aprimoramento de negócios já existentes.

Todas as ações são realizadas no NexLabs Soho, sendo que os empreendedores têm postos de trabalho fixos neste local.

Neste ano, 42 startups foram inscritas no projeto e 6 startups foram aprovadas para receber as capacitações.

Tecnologia

O Programa Conexxão Startups de Tecnologia seleciona startups que se inscrevem a partir do edital de seleção do LinkLab Acate, que é lançado e gerenciado pelo LinkLab. Esse edital aproxima médias e grandes corporates (empresas) que tenham desafios de inovação com startups que possam contribuir com a solução deles de forma mais acelerada.

Para as startups, é dada a oportunidade de acelerar sua participação em grandes mercados a partir dessa associação.

No caso da Nexxera, a partir do momento que há inscrições de startups que indiquem o interesse de se associarem e serem mentoradas pelo Grupo, é feita uma bateria de pitches e a seleção ocorre por membros estratégicos do Grupo.

Após serem selecionadas, as startups passam a ingressar o programa Conexxão Startups de desenvolvimento de empresas de tecnologia, em que participarão de mentorias coletivas e individuais de forma a serem desenvolvidas e aumentarem seus níveis de maturidade e desempenho. Ao todo, 123 startups foram inscritas no edital com o interesse de participar das mentorias em 2019.

Imersão em Negócios de Impacto Socioambiental

Durante os dias 22 e 23 deste mês, no NexxLabs, empreendedores sociais irão participar de palestras e atividades para colocar em prática suas ideias.  O Workshop “Imersão em Negócios de Impacto” é voltado para aqueles que desejam gerar impacto socioambiental, mas não sabem por onde começar.

Serão ensinadas metodologias aplicáveis para tirar as ideias do papel e começar o negócio. Durante a imersão, serão realizadas experiências empreendedoras com atividades teóricas, momentos de cocriação, ações mão-na-massa e momentos de netwroking entre os participantes. Mais informações aqui.

Projeto já concorre a premiações

Recentemente, o programa NexxLabs participou da premiação do Startups Awards, prêmio considerado o Oscar do ecossistema de startups do país, e está entre os 10 finalistas, concorrendo nas categorias “Hub de Inovação” e “Corporate” devido aos projetos de apoio ao empreendedorismo e economia criativa.

O  responsável pelo NexxLabs, Geraldo Campos, também concorre entre os melhores mentores da premiação. Os concorrentes foram escolhidos por meio de uma votação popular realizada pela associação. A premiação abrange um total de 13 categorias, e cada uma das pessoas que votaram, puderam escolher dez concorrentes nesta etapa.

A próxima fase consistirá no anúncio de uma nova relação, contendo os três finalistas de cada segmento. Nessa ocasião, a escolha ocorrerá através de uma academia com especialistas do setor. O prêmio tem como objetivo reconhecer os profissionais e as empresas mais influentes do ecossistema brasileiro.

A premiação acontece durante a sexta edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), que acontece nos dias 28 e 29 de novembro. O evento será realizado no Transamerica Expo Center, localizado em Santo Amaro, na Zona Sul da capital paulista.

Para nós, é motivo de muito orgulho e satisfação poder fazer a diferença no meio em que atuamos, incentivando a economia criativa entre todas as idades e classes sociais.

Sobre o Instituto Nexxera

O Instituto Nexxera, criado há 11 anos, tem o propósito de acolher a preocupação do Grupo Nexxera com a responsabilidade socioambiental da comunidade local. Nosso braço social, o Instituto desenvolve desde programas de impacto social na Grande Florianópolis. Conheça mais sobre essa história.

 

Avalie esse post! 😀
Empreendedorismo, Micro e pequeno Negócios, Sem categoria, Sustentabilidade, Tecnologia e inovação , , , , , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz