Nosso futuro nas mãos da geração “Ctrl Z” e seu impulso empreendedor

Parece clichê. Mas, investir no desenvolvimento do jovem é a forma mais eficiente de fazer a diferença na sociedade, em curto e, principalmente, em longo prazo. Afinal, ao mesmo tempo em que eles têm uma capacidade impressionante de absorver novos conhecimentos, são os responsáveis pelo futuro de tudo que existe, cuidando do que já está por aí e criando o que ainda não foi inventado.

É exatamente isso que os jovens estão fazendo. E, cada vez mais, o meio encontrado por eles para buscar a transformação é o empreendedorismo. Segundo dados do Sebrae/IBQP divulgados recentemente, a participação de pessoas entre 18 e 34 anos no total de empreendedores em fase inicial no país passou de 50% para 57%. Já são cerca de 15,7 milhões de cidadãos desta faixa etária indo atrás do sonho do negócio próprio.

As características da nova juventude influenciam este perfil empreendedor. Alguns especialistas denominam o grupo de pessoas nascidas a partir de 1996 de “Geração Ctlr+Z”, em alusão ao atalho de “desfazer” usado no teclado dos computadores. Isso porque eles não têm medo de errar e arriscar, característica essencial para quem quer empreender. Além disso, eles estão literalmente desfazendo comportamentos, ressignificando a relação com o trabalho, mudando os hábitos de consumo e a interação com o meio ambiente.

Pensando em capacitar esse público, o Instituto Nexxera lançou o programa Conexão Jovem. Por meio de oficinas, o programa visa estimular atitudes empreendedoras que possam contribuir com um futuro melhor para os participantes e para a comunidade onde estão inseridos. A edição de estreia da iniciativa acontece de abril a outubro de 2018, oferecendo treinamentos que trazem temas essenciais para a formação profissional e pessoal como gestão do tempo, estímulo à inteligência emocial, à concentração, ao controle, à criatividade e ao trabalho coletivo. As capacitações envolvem ainda assuntos ligados a planejamento, compras, vendas e controle de gastos, além de workshops para explicar como funciona uma MEI.

29664732_1769284179820356_3853700843534819952_o

Para Darlie Azevedo do Instituto Nexxera, a contribuição que os jovens podem oferecer à sociedade é imensa.

“Com o projeto Conexão Jovem estamos aprendendo sobre essa nova geração ao passo que oferecemos oficinas. Vemos jovens naquela fase de decidir o que querem da vida, como construir seu próprio caminho e também vemos a transição dos pensamentos e atitudes juvenis para pensamentos e atitude adultas e é nesse momento que eles mais precisam que iniciativas como essa, que possam oferecer apoio educacional e comportamental.

É nosso dever fazer tudo que podemos para tornar esses jovens melhores adultos amanhã, assim conseguimos construir uma sociedade melhor”, afirma.

 

     Leia mais:

Lições de empreendedorismo por quem já atingiu o sucesso

A Geração Z vai transformar sua forma de fazer negócios

Convivência que reflete em eficiência

Comportamento , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz