O autoatendimento no varejo já é realidade no Brasil

Muito se fala de tecnologia para e-commerce e como ela está revolucionando a maneira como o consumidor se comporta. Mas e falarmos de inovação para as lojas físicas e em como isto pode afetar a maneira como consumimos no varejo tradicional? O autoatendimento no varejo chegou meio tímido no Brasil, mas já vem ganhando adeptos em todas as regiões do país.

autoatendimento-varejo

O Canaltech publicou que mais de 60% dos brasileiros já preferem o autoatendimento na saída dos supermercados, que deve se popularizar até 2019 no país. Referenciando como principal inovação para o ramo. Além do autoatendimento, também foram mencionados na pesquisa aplicativos para ajudar na hora da escolha da loja e novos meios de pagamento, como por exemplo a tecnologia wearable.

Nos Estados Unidos, o autoatendimento é usado em larga escala nos supermercados há alguns anos, mas só agora está chegando ao Brasil. Talvez a insegurança do consumidor brasileiro em utilizar cartão de crédito em uma máquina seja o motivo, mas a popularização das compras na internet e as políticas de segurança dos dados estão fazendo esse cenário mudar. O novo sistema já faz sucesso no país entre os jovens que estão cada vez mais tempo conectados nos seus smartphones e agora, vem ganhando adeptos entre os adultos e até mesmo terceira idade.

Uma das vantagens dos totens de autoatendimento, que já é bem consolidado em companhias aéreas, é a possibilidade de ser bilíngue (e até mesmo poliglota!). Outro ponto positivo que devemos destacar é a agilidade e redução de filas na hora de pagar as compras, há pesquisas que apontam em 20% o ganho de tempo com este tipo de tecnologia. Isso tudo sem contar que a novidade pode atrair olhares curiosos ao estabelecimento e, consequentemente, converter vendas!

O maior desafio desse tipo de tecnologia é a implantação, já que exige planejamento e integração com os demais sistemas e software do varejo. Além de educar e incentivar o cliente a optar por esse tipo de saída, ao invés do tradicional caixa com um atendente, visto que a falta de confiança por parte do consumidor pode ser um empecilho para o sucesso da novidade. A tecnologia é cada dia mais aliada na transformação das atividades comuns da nossa rotina, basta apenas saber como usá-la em benefício de todos.

Tecnologia e inovação , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz