O digital cada vez mais presente na vida dos brasileiros

Um ponto é certo: cada vez mais a tecnologia esta presente em nosso dia a dia, e muitas pessoas já não conseguem “viver” sem ela.

A principal tecnologia que facilitou o contato diário com a modernização foi o celular. Hoje ele não é mais um simples aparelho para atender ou fazer ligações,  carregamos a nossa “vida” dentro dele, desde agenda, lista de supermercado e até cartões de crédito. Utilizá-lo para uma chamada telefônica está cada vez mais difícil e sair de casa sem este aparelho está fora de cogitação.

Segundo a FGV, até o final de 2017 está previsto que o Brasil terá um smartphone por habitante. Estima-se também que até outubro a base instalada de smartphones no país será de 208 milhões de aparelhos. Com isso, a inclusão digital tomará grandes proporções no mundo e as empresas se adaptarão cada dia mais com o avanço tecnológico, desta forma, proporcionando fácil acessibilidade a informações e transformando o modo de comunicar com o cliente.

Esta comunicação mudou e muitas vezes se resume em um simples aplicativo no smartphone. Ter acesso na palma da mão a qualquer tipo de informação ficou fácil e os números de aplicativos crescem com o passar dos dias, não é à toa que o Brasil é o terceiro país que mais baixa apps no Android e IOS, de acordo com o site Appnnie.

A partir daí estamos presenciando uma mudança no comportamento do consumidor. A preferência em realizar tudo pelo smartphone não é uma realidade tão distante do brasileiro. Realizamos compras em supermercado e lojas online, agendamos consultas ou até mesmo uma aula na academia, monitoramos a nossa saúde e dificilmente vamos ao banco.

Hoje os aplicativos de bancos para celular e tablets se tornaram canais eficientes usados pelos brasileiros para realizar operações bancárias. Em 2016, de acordo com a Febraban, este canal ultrapassou o internet banking, pela primeira vez e correspondeu por 34% do total das transações realizadas no país no mesmo ano. E não foi só isso, se contar apenas a utilização para movimentações financeiras o número de crescimento foi ainda maior, de 500 milhões para 1,2 bilhão de transações, uma alta de 140%. A utilização deste canal justifica-se pela facilidade, praticidade e  comodidade que proporciona ao consumidor. A expectativa da Febraban, é que o uso do mobile banking deva crescer ainda mais, devido às contas digitais onde tudo é realizado por meio eletrônico e sem o contato presencial entre banco e cliente.

E assim a tecnologia vai ganhando cada vez mais espaço em nosso cotidiano. Vale às empresas aproveitarem essa oportunidade para conhecerem seus consumidores e, é claro, investir em inovação tecnológica é primordial neste momento. Hoje existem algumas maneiras para agregar isto ao seu negócio, seja com parcerias ou adquirindo alguma solução. Adicionar um diferencial ao produto e serviço fará brilhar o olho do cliente na hora de definir qual escolher, entre o seu ou do concorrente. Reflita, o mercado está frequente em mudanças, alinhe os objetivos e a visão do seu negócio para favorecer quais decisões tomar, o momento é agora e entre de cabeça no mundo digital.

Tecnologia e inovação 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz