O empreendedorismo e o sucesso feminino

ICada vez mais observamos a presença da mulher como figura empreendedora no Brasil e no mundo. Prova disso são os inúmeros eventos e artigos publicados diariamente sobre este tema. De acordo com o SEBRAE, nos últimos dez anos a quantidade de mulheres empregadas no Brasil cresceu 19%, enquanto para os homens esse número foi de apenas 3%. Na última semana, aconteceu o Global Summit of Women, em São Paulo, que contou com a participação de diversas empreendedoras nacionais e internacionais, e teve como mote: “Mulheres Criativas, Economias Criativas”. Através de painéis compostos por influentes homens e mulheres foram abordadas oportunidades e divulgadas inovações de sucesso que foram coordenadas por mulheres. Tendo em vista todas as evidências de que as mulheres empreendedoras buscaram e conseguiram o seu espaço e estão constantemente em evolução para alcançarem resultados surpreendentes, David Prosser, colaborador da Forbes, elencou cinco razões pelas quais as mulheres são melhores empreendedoras que os homens, baseados em uma pesquisa realizada pelo Centre of Entrepreneurs:

1. Mulheres calculam melhor os riscos Homens e mulheres se consideram preparados para calcularem os riscos dentro de suas empresas, porém, o percentual feminino é maior, 87%, comparado aos 73% masculino. Outro ponto importante é que 80% das mulheres enxergam oportunidades em lugares onde outros vêem o risco, comparado a 67% dos homens pesquisados.

2. Mulheres tem menos excesso de confiança A pesquisa aponta que apenas 42% das mulheres consideram que seus negócios estão prosperando, enquanto para os homens esse número sobe para 62%. É importante ressaltar que essa diferença não se dá por serem piores empreendedoras, pois estudos comprovam que os negócios femininos estão evoluindo mais fortemente do que os masculinos.

3. Mulheres são mais ambiciosas Mais de dois terços das mulheres que atualmente ocupam altos cargos afirmaram que estão dispostas a iniciar um negócio próprio nos próximos três anos, comparado a apenas um terço entre os homens. Para os que já possuem seus próprios negócios, 47% das mulheres estão prontas para iniciar outro negócio nos próximos três anos, contra apenas 18% dos homens.

4. Mulheres tem mais visão a longo prazo Homens e mulheres demonstraram praticamente o mesmo interesse em fazer seus negócios crescerem nos próximos cinco anos, porém, possuem visões diferentes no que diz respeito à forma de crescimento. As mulheres se mostraram mais dispostas a reinvestir os lucros para um crescimento mais sólido, enquanto os homens procuram um crescimento mais rápido e se necessário apoiado em um investimento de capital.

5. Mulheres tem muito sucesso apesar de ter mais barreiras que os homens Mulheres tem que trabalhar mais arduamente que os homens para alcançarem o sucesso em seus empreendimentos. Ao menos uma em cada cinco mulheres dizem que tem falta de conhecimento técnico necessário, enquanto esse número para homens passa para um em vinte. Um quarto das mulheres dizem que não tem network suficiente, enquanto menos que um em cada dez homens dizem ter esse problema. Porém, o estudo do Centre of Entrepreneurs aponta que as mulheres levam para casa duas vezes mais dinheiro que os homens. Depois desse incentivo, o que você está esperando para investir no seu próprio negócio?

Empreendedorismo , , , 1 Comment

Deixe um comentário

1 Comentário em "O empreendedorismo e o sucesso feminino"

Notify of
avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback

[…] O empreendedorismo e o sucesso feminino […]

wpDiscuz