O poder de compra da terceira idade

Basta uma rápida olhada nas peças de publicidade, seja na TV, na internet ou nas revistas, para compreender que as empresas têm um público-alvo bem definido para seus esforços de marketing: os jovens. Neste cenário, os adultos e principalmente os idosos são deixados em segundo plano. Mas, chegou a hora de rever estas estratégias, uma vez que as estatísticas mostram que o poder de compra da terceira idade está cada vez maior e mais promissor.

O Brasil está em um processo de envelhecimento de sua população: em alguns anos, deixaremos de ser um país jovem, e os idosos serão maioria. Com isso, o mercado consumidor formado por pessoas com mais de 60 anos tende a ganhar força e a se tornar estratégico para as empresas. É o que mostra o estudo da consultoria SeniorLab, que apontou que em 2030 esta faixa etária será responsável por 30,6% do consumo de bens e serviços e em 2050, por uma fatia de 37,1%. Ou seja, mais de um terço de todo o faturamento será proveniente das compras feitas pelos mais maduros.

população-mais-velha-mercado

Para atender às demandas específicas deste público é preciso estar atento desde já. E, ao contrário do que muitos pensam, satisfazer suas necessidades inclui estratégias específicas para a internet. Hoje, 83% dos idosos acessam a internet diariamente e 49% deles já fizeram compras por este meio. O montante movimentado é expressivo: os gastos on-line desta população já somam mais do que R$ 15 bilhões por ano.

Conquistar a população idosa pode ser uma estratégia poderosa, uma vez que este público é marcado por possuir uma parcela maior de sua renda para gastos pessoais, já que não há mais preocupação com filhos e outras despesas, além de uma maior fidelidade às marcas que conseguem atingir suas expectativas, tanto em termos de qualidade dos produtos quanto no atendimento prestado. Ainda assim, ainda há poucas empresas que focam neste público, o que significa que há uma grande oportunidade para ocupar este espaço e obter bons resultados. O desafio é compreender os desejos e exigências deste mercado e oferecer o que eles procuram. Seu negócio está pronto?

Empreendedorismo , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz