O que é Payments Intelligence?

Se você é dono de um e-commerce e está buscando um diferencial competitivo, saiba que você tem em mãos dados que podem ajudá-lo na definição de estratégias comerciais mais assertivas e bem-sucedidas. O Payments Intelligence é uma metodologia que ajuda a analisar informações de pagamentos, antes restritas à gestão do fluxo de caixa, para que seja possível enxergar oportunidades e melhorias nas vendas e na experiência de compra do seu cliente.

Para começar, é preciso definir os parâmetros que serão acompanhados por meio do Payments Intelligence. Em geral, os principais indicadores são: taxa de conversão e preferências de pagamento. Com os dados em mãos, o próximo passo é entender como cada um dos cenários encontrados se relaciona com os resultados de vendas. Por fim, o cruzamento destas informações deve originar insights que possam melhorar processos, gerar estratégias de vendas, como promoções e descontos, tomar medidas corretivas etc.

A taxa de conversão é, basicamente, a porcentagem de clientes que efetivaram um pedido dentre todos os que visitaram sua loja on-line. Porém, é preciso olhar os dados de forma atenta, uma vez que muitas das compras finalizadas acabam não sendo pagas, o que impacta no desempenho financeiro. Neste caso, deve-se analisar os motivos e encontrar soluções. Por exemplo, se muitas compras com cartão de crédito acabam negadas pois o cliente preenche os dados de forma incorreta, talvez falte clareza no site sobre os campos a serem preenchidos.

Com relação aos meios e prazos de pagamento, as informações geradas podem contribuir com estratégias de promoções e, inclusive, de precificação dos produtos. Saber qual é a opção preferida de sua base de consumidores permite que você planeje, por exemplo, a forma de disponibilizar os preços em seu site: caso a maior parte de seus clientes opte por compras parceladas, uma boa ideia é mostrar o valor parcelado, não à vista.

Para implementar a metodologia do Payments Intelligence é fundamental que sua empresa tenha um sistema de gestão financeira no qual seja possível visualizar de forma central todas as entradas de forma detalhada, bem como seu fluxo de caixa. Acessar estas informações de forma rápida e eficiente é imprescindível para o sucesso desta estratégia.

Leia mais:

– Como o Big Data pode ajudar os negócios

– Por que Marketing e Tecnologia estão tão próximos?

– 3 dicas para aumentar a conversão de vendas das lojas virtuais

 

Tecnologia e inovação , , , , , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz