O que é RPA e como essa tecnologia vai mudar os negócios

A nova onda de transformação digital está próxima e atende pelo nome de Robotic Process Automation, conhecida também pela sigla RPA. Na prática, ela promove a automatização robótica de processos, como o nome sugere, e permite que máquinas executem funções até então realizadas por pessoas.

De acordo com o HFS Research, em todo o mundo, esse mercado já passou dos US$ 629 milhões apenas em 2018 e, até 2021, deve chegar aos US$ 1,2 bilhões. O ritmo de crescimento previsto é de 36% ao ano considerando apenas o mercado de serviços diretos. Ou seja, o potencial é ainda maior.

Double exposure of Engineer or Technician man with business industrial tool icons while using tablet with monitor of computers room for oil and gas industrial business concept.

 

Robôs em ação

Esse tipo de inteligência artificial é aplicável a diferentes áreas de uma empresa, desde as administrativas, como jurídica ou RH, até o setor de atendimento ao cliente. A RPA deve acelerar a automação de tarefas repetitivas e de alto volume, por exemplo, que não necessitem de intuição humana e onde seja viável replicar interações humanas por meio de sistemas informatizados.

Nesse contexto, a atuação se concentra na automação atendida por pessoas, como no fechamento de formulários ou transferência de dados; é útil ainda em um formato híbrido, no qual humanos e máquinas trabalhem em processos conjuntos; e, no modo totalmente virtual, a IA pode automatizar tarefas de grande volume, repetitivas e que demandam muito tempo, atuando com precisão e eficiência numa escala 24 horas por dia e sete dias por semana. Ao transferir atividades para o sistema automatizado, a empresa ganha na disponibilidade dos funcionários para executar funções estratégicas e se dedicar à tomada de decisões. Com isso, claro, os custos acabam caindo a médio e a longo prazo e a eficiência aumenta, colocando a companhia em uma posição mais competitiva no mercado.

RPA em um futuro próximo

De acordo com a Senior Managers Within the IT industry, quase 60% dos profissionais seniores de TI já usam programas de RPA ou estão implementando a tecnologia em suas empresas. A
expectativa de 80% desses especialistas é economizar mais da metade de custos com programas de automação. O Gartner aponta também que, até 2020, deve acontecer uma redução de até 65% do volume de pessoas em centros de serviços compartilhados de negócios devido à utilização de inteligência artificial.

Estratégia correta na adoção

Em um cenário de mudanças significativas, obviamente, os desafios são grandes na hora de implementar o sistema. O primeiro passo é, antes de colocar o RPA para rodar, entender e estudar exatamente como a tecnologia será usada, em quais áreas e com quais propósitos. Outro ponto é estudar os investimentos, projetando os custos iniciais e avaliando o retorno financeiro que vai ganhar por meio da economia gerada, aumento de valor agregado dos produtos e serviços, entre outros. Vale considerar também despesas com treinamentos e manutenção da estrutura.

Com uma estratégia correta desde a fase de pré-implementação, profissionais capacitados e identificação dos principais pontos de melhoria, as empresas que adotarem essa tecnologia têm grandes chances de se destacar na sua área de atuação e, claro, aumentar os lucros.

Comportamento, Tecnologia e inovação , , , 1 Comment

Deixe um comentário

1 Comentário em "O que é RPA e como essa tecnologia vai mudar os negócios"

Notify of
avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
Jose
Visitante
Jose
4 meses 15 dias atrás

“Esse tipo de inteligência artificial” , Hoje IA é moda , automação de processos é mais antigo que IA. Os conceitos agrupados vira produto/serviço.

wpDiscuz