A VAN bancária é responsável por permitir a criação de um canal de comunicação entre a empresa e as instituições financeiras, sendo uma ferramenta com diversas soluções no cotidiano.
Quando se pensa nas diferentes áreas de uma grande empresa, o financeiro acaba passando a imagem de um setor burocrático, complexo e, muitas vezes, até chato. Planilhas, calculadoras e gráficos parecem fazer parte do dia-a-dia.
De fato, muitas vezes é isso que realmente acontece. Mas isso não significa que este cenário não possa mudar. A tecnologia pode – e deve – ser utilizada como ferramenta para trazer mais agilidade para o setor.
O que é VAN bancária?
A VAN, também conhecida como Value Added Network (ou, em tradução livre, Rede de Valor Agregado) é uma rede particular que permite a administração de diversos canais bancários de maneira unificada.
Assim, é possível enviar e receber de maneira instantânea uma grande variedade de arquivos de vendas, recebimentos e até pagamentos para bancos ou outros agentes financeiros.
Com isso, é possível dizer que a VAN bancária agrega velocidade e segurança às rotinas financeiras da empresa, uma vez que economiza tempo e dinheiro em ações que, muitas vezes, seriam repetitivas.
Por fim, sobra tempo para focar naquilo que realmente importa: a elaboração e execução de uma estratégia de vendas que seja efetiva e garanta excelentes resultados financeiros.
Leia mais sobre: Integração multibancária e seus benefícios.
Como funciona?
Na prática, a VAN bancária é um instrumento relativamente simples. É muito importante ter um registro de quais são as contas a pagar e quais são as contas a receber – incluindo valores e respectivas instituições de pagamento.
Com isso em mãos, a VAN possibilitará com que a comunicação com tais instituições flua de maneira orgânica, eliminando assim potenciais erros humanos.
Do ponto de vista tecnológico, a VAN bancária unifica os códigos utilizados pelo emissor e receptor da informação.
Um exercício de imaginação: podemos pensar que se uma empresa transmite suas informações em um determinado idioma (por exemplo, alemão) e outra recebe informações apenas em outro idioma (por exemplo, hebraico), a VAN bancária faz com que a comunicação aconteça em com uma linguagem em comum (por exemplo, inglês). Tudo isso aliado à uma interface simples de utilizar para ambas as partes. Interessante, não?
Vale lembrar ainda que, em muitos casos, a adoção da VAN bancária acaba se associando à utilização de um ERP (Enterprise Resource Planning). A combinação dessas duas tecnologias pode ser uma excelente estratégia no que diz respeito à velocidade das áreas comercial e contábil de uma grande empresa.
Leia mais sobre: Turbine seu ERP – Planejamento de Recursos da Empresa.
Quais são seus benefícios?
A VAN bancária possui diversas facilidades para a gestão financeira das empresas. Saiba mais sobre essas soluções e suas vantagens para os negócios:
Podemos observar que o aspecto positivo mais evidente é a maior liberdade do setor financeiro para realizar atividades que realmente impactam na estratégia do negócio – ao invés da execução de tarefas puramente operacionais.
Outro ponto positivo a se observar é o aumento de segurança e assertividade relacionados ao setor financeiro. Isso pois a grande maioria dos potenciais erros humanos será eliminada.
Além disso, as operações realizadas pela VAN Bancária utilizam algoritmos de criptografia para garantir a integridade das informações repassadas, o que impede que ataques, roubo de dados e fraudes aconteçam.
Leia mais sobre: 7 passos para melhorar a segurança de dados bancários.
Quais operações manuais no cotidiano financeiro?
- Emissão de nota fiscais e faturas;
- Alimentação das contas a receber / recebimento das notas emitidas
- Geração de remessa bancária;
- Acesso ao Internet Banking e geração de boletos (ou importação da remessa gerada anteriormente);
- Extração de comprovantes de pagamento na conciliação bancária;
- Acesso ao sistema para realizar a baixa manualmente (ou importação do arquivo de retorno);
- Início da gestão e cobrança de inadimplentes.
Com a utilização da VAN bancária, o cotidiano fica simplificado:
- Emissão de notas fiscais e faturas;
- Alimentação das contas a receber;
- A VAN bancária envia ao banco e coleta todos os retornos de pagamentos, além de realizar da baixa e conciliação (caso utilize ERP).
Sua gestão financeira pode ser mais simples!
Do ponto de vista financeiro, ela pode ser considerada um investimento, uma vez que – apesar de ter um determinado custo mensal – os potenciais retornos financeiros advindos de sua adoção tendem a ser maiores do que sua não utilização.
Uma informação importante: organizações de todos os portes podem contar com os benefícios de ter uma VAN bancária.
Entretanto, é importante salientar que quanto maior o tamanho da empresa – seja em número de colaboradores ou quantidade de produtos ou serviços ofertados – maior tende a ser sua complexidade financeira.
O que a VAN bancária não faz?
A VAN bancária costuma ser um importante instrumento para o setor financeiro de qualquer empresa.
Entretanto, é válido lembrar que ela é apenas uma tecnologia, e como tal, não resolverá todos os problemas que o fiscal de uma empresa pode apresentar.
Nesse sentido, uma VAN bancária não irá realizar um processo automático de geração de remessas e/ou importação de retornos.
A geração e emissão de boletos bancários também não acontecerá de maneira automática, os colaboradores ainda possuem essa autonomia.
Por fim, a importação de arquivos para Débito Direto Autorizado (DDA) e conciliação de cartão também não faz parte do escopo dessa tecnologia.
Conte com a Nexxera!
Há mais de 30 anos revolucionando o mercado, a Nexxera investe em tecnologias capazes de automatizar e aprimorar as operações de pequenas, médias e grandes empresas.
Conectando negócios, bancos e adquirentes por meio de plataformas integradas, garantimos praticidade e segurança nos processos de gestão de cobrança, recebimentos, conciliação de cartões e muito mais!
Conheça o Nexxera Hubly, nosso ecossistema de serviços financeiros e mercantis para melhorar o desempenho do seu negócio.