A VAN bancária é responsável por permitir a criação de um canal de comunicação entre a empresa e as instituições financeiras, sendo uma ferramenta com diversas soluções no cotidiano.

Quando se pensa nas diferentes áreas de uma grande empresa, o financeiro acaba passando a imagem de um setor burocrático, complexo e, muitas vezes, até chato. Planilhas, calculadoras e gráficos parecem fazer parte do dia-a-dia.

De fato, muitas vezes é isso que realmente acontece. Mas isso não significa que este cenário não possa mudar. A tecnologia pode – e deve – ser utilizada como ferramenta para trazer mais agilidade para o setor.

O que é VAN bancária?

A VAN, também conhecida como Value Added Network (ou, em tradução livre, Rede de Valor Agregado) é uma rede particular que permite a administração de diversos canais bancários de maneira unificada.

Assim, é possível enviar e receber de maneira instantânea uma grande variedade de arquivos de vendas, recebimentos e até pagamentos para bancos ou outros agentes financeiros.

Com isso, é possível dizer que a VAN bancária agrega velocidade e segurança às rotinas financeiras da empresa, uma vez que economiza tempo e dinheiro em ações que, muitas vezes, seriam repetitivas.

Por fim, sobra tempo para focar naquilo que realmente importa: a elaboração e execução de uma estratégia de vendas que seja efetiva e garanta excelentes resultados financeiros.

Leia mais sobre: Integração multibancária e seus benefícios.

Como funciona?

Na prática, a VAN bancária é um instrumento relativamente simples. É muito importante ter um registro de quais são as contas a pagar e quais são as contas a receber – incluindo valores e respectivas instituições de pagamento.

Com isso em mãos, a VAN possibilitará com que a comunicação com tais instituições flua de maneira orgânica, eliminando assim potenciais erros humanos.

Do ponto de vista tecnológico, a VAN bancária unifica os códigos utilizados pelo emissor e receptor da informação.

Um exercício de imaginação: podemos pensar que se uma empresa transmite suas informações em um determinado idioma (por exemplo, alemão) e outra recebe informações apenas em outro idioma (por exemplo, hebraico), a VAN bancária faz com que a comunicação aconteça em com uma linguagem em comum (por exemplo, inglês). Tudo isso aliado à uma interface simples de utilizar para ambas as partes. Interessante, não?

Vale lembrar ainda que, em muitos casos, a adoção da VAN bancária acaba se associando à utilização de um ERP (Enterprise Resource Planning). A combinação dessas duas tecnologias pode ser uma excelente estratégia no que diz respeito à velocidade das áreas comercial e contábil de uma grande empresa.

Leia mais sobre: Turbine seu ERP – Planejamento de Recursos da Empresa.

Quais são seus benefícios?

A VAN bancária possui diversas facilidades para a gestão financeira das empresas. Saiba mais sobre essas soluções e suas vantagens para os negócios:

Podemos observar que o aspecto positivo mais evidente é a maior liberdade do setor financeiro para realizar atividades que realmente impactam na estratégia do negócio – ao invés da execução de tarefas puramente operacionais.

Outro ponto positivo a se observar é o aumento de segurança e assertividade relacionados ao setor financeiro. Isso pois a grande maioria dos potenciais erros humanos será eliminada.

Além disso, as operações realizadas pela VAN Bancária utilizam algoritmos de criptografia para garantir a integridade das informações repassadas, o que impede que ataques, roubo de dados e fraudes aconteçam.

Leia mais sobre: 7 passos para melhorar a segurança de dados bancários.

Quais operações manuais no cotidiano financeiro?

  • Emissão de nota fiscais e faturas;
  • Alimentação das contas a receber / recebimento das notas emitidas
  • Geração de remessa bancária;
  • Acesso ao Internet Banking e geração de boletos (ou importação da remessa gerada anteriormente);
  • Extração de comprovantes de pagamento na conciliação bancária;
  • Acesso ao sistema para realizar a baixa manualmente (ou importação do arquivo de retorno);
  • Início da gestão e cobrança de inadimplentes.

Com a utilização da VAN bancária, o cotidiano fica simplificado:

  • Emissão de notas fiscais e faturas;
  • Alimentação das contas a receber;
  • A VAN bancária envia ao banco e coleta todos os retornos de pagamentos, além de realizar da baixa e conciliação (caso utilize ERP).

Sua gestão financeira pode ser mais simples!

Do ponto de vista financeiro, ela pode ser considerada um investimento, uma vez que – apesar de ter um determinado custo mensal – os potenciais retornos financeiros advindos de sua adoção tendem a ser maiores do que sua não utilização.

Uma informação importante: organizações de todos os portes podem contar com os benefícios de ter uma VAN bancária.

Entretanto, é importante salientar que quanto maior o tamanho da empresa – seja em número de colaboradores ou quantidade de produtos ou serviços ofertados – maior tende a ser sua complexidade financeira.

O que a VAN bancária não faz?

A VAN bancária costuma ser um importante instrumento para o setor financeiro de qualquer empresa.

Entretanto, é válido lembrar que ela é apenas uma tecnologia, e como tal, não resolverá todos os problemas que o fiscal de uma empresa pode apresentar.

Nesse sentido, uma VAN bancária não irá realizar um processo automático de geração de remessas e/ou importação de retornos.

A geração e emissão de boletos bancários também não acontecerá de maneira automática, os colaboradores ainda possuem essa autonomia.

Por fim, a importação de arquivos para Débito Direto Autorizado (DDA) e conciliação de cartão também não faz parte do escopo dessa tecnologia.

Conte com a Nexxera!

Há mais de 30 anos, a Nexxera investe e desenvolve tecnologias capazes de automatizar processos e apoiar a gestão financeira e mercantil de pequenas, médias e grandes empresas.

Conectamos empresas, bancos e adquirentes por meio de plataformas integradas de serviços de automação bancária, gestão de cobrança, recebimentos, acesso a crédito inteligente e tecnologias de relacionamento com fornecedores .

Continue acompanhando nosso blog e conheça o Hubly, nossa plataforma multibancos de gestão financeira e mercantil.

Com a Nexxera, você encontra a solução que conecta a sua empresa a todo o ecossistema financeiro (bancos tradicionais, bancos digitais e fintechs)!

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.