Olimpíada é um prato cheio para cibercriminosos – Como se proteger?

Os jogos Rio 2016 estão a todo vapor! O clima olímpico invadiu o país e o cenário é propício tanto para grandes oportunidades de negócio quanto para a ação de pessoas e grupos mal-intencionados. Infelizmente, as edições anteriores das Olimpíadas nos mostram que o evento é um prato cheio para a ação dos cibercriminosos: nos jogos de 2008, em Pequim, foram registradas 12 milhões de tentativas de invasão por dia à rede do evento. Em Londres, contabilizaram-se, aproximadamente, 160 milhões de ataques. Aqui no Brasil, durante a cerimônia de abertura, antes mesmo do início das competições, hackers já estavam realizando uma série de investidas em websites relacionados aos jogos, como o do comitê organizador, do governo e da prefeitura do Rio de Janeiro. Quatro dias depois, o grupo Anonymous afirmou que seis páginas foram efetivamente tiradas do ar, de acordo com reportagem do portal G1.

Screenshot (1)

Mas, não são apenas os grandes sites e portais que estão sujeitos às ameaças virtuais: qualquer pessoa pode se tornar uma vítima. E, uma vez que o Brasil é um anfitrião recorrente de eventos de grande porte, como festivais de música, feiras e congressos, etapas de campeonatos internacionais variados etc., a vigilância deve ser constante. Para que você não caia em golpes, nem durante os Jogos Olímpicos, nem em outras ocasiões, preparamos algumas dicas valiosas a serem adotadas. São elas:

Olimpíada-é-um-prato-cheio-para-cibercriminosos-–-Como-se-proteger

Desconfie de promoções

É provável que, nos próximos dias, com a aproximação das partidas finais dos esportes coletivos, os cibercriminosos aproveitem o cenário de empolgação dos brasileiros para aplicar golpes virtuais, por e-mail e pelas redes sociais, oferecendo ofertas falsas, como ingressos de última hora, descontos e promoções. É bom ter cautela e buscar sempre a fonte da informação antes de clicar em mensagens deste tipo para não ser direcionado a sites maliciosos, que só querem instalar vírus em seu computador.

Use uma VPN ao conectar-se por redes públicas de Wi-Fi

A rede VPN (Virtual Private Network) faz com que os dados transferidos e recebidos por meio de seu dispositivo sejam criptografados, garantindo maior segurança em caso de interceptação de informações. Por isso, ao acessar a internet por meio de redes públicas de Wi-Fi, como as de aeroportos, hotéis, restaurantes etc., seu uso é altamente recomendado.

Tenha cuidado com downloads

Nem todos os apps disponíveis em sua loja de aplicativos são seguros. Os cibercriminosos se aproveitam de grandes eventos e tendências para criar aplicações maliciosas que, uma vez instaladas, podem coletar dados e informações de seu telefone, além de rodarem anúncios indesejados. Procure informações sobre a empresa desenvolvedora antes de fazer o download de qualquer novo aplicativo, mesmo que ele pareça confiável, pois é muito difícil diferenciar um app falso do verdadeiro.

Além disso, os cuidados básicos com as compras na internet devem ser mantidos. Duvide de sites que comercializam itens relacionados às Olimpíadas, por exemplo, e só conclua uma transação após seguir os passos descritos no post “Saiba identificar um site seguro e compre online com tranquilidade“. Assim, você aproveita apenas o legado positivo dos Jogos Olímpicos!

 

Tecnologia e inovação , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz