Operadoras de cartões: entenda sobre gestão de recebíveis
Hoje, aceitar cartões de crédito e débito como forma de pagamento é imprescindível para um estabelecimento comercial. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – ABECS, em 2014 foram vendidos mais de R$ 900 milhões em transações nas operadoras de cartões de crédito e débito no Brasil, totalizando quase 10.500.000 transações.
Até setembro do ano passado, o setor que mais movimentou essas transações foi o varejo, que em 2014 cresceu quase 4%, conforme Revista Exame. Não é raro encontrar uma loja com mais de uma maquininha (chamada de PDV ou POS) para passar as vendas nos cartões.
Por que tantas operadoras de cartões?
Isto acontece porque o empresário pode ter negociações de tarifas diferentes com as operadoras. Os custos para se ter uma maquininha são basicamente dois: o aluguel da máquina e as taxas cobradas em cima das vendas – estas podem chegar até 6% por transação, segundo a Revista Exame.
Quando o estabelecimento possibilita ao cliente de pagar com cartão de crédito, ele sabe que irá receber o valor da venda, já com desconto das tarifas cobradas, em um prazo acordado anteriormente com as operadoras de cartão. Caso queira receber antes, será cobrado também.
Processo eletrônico é lento?
Com mais de um PDV no mesmo estabelecimento para efetuar as vendas com cartões, o controle das vendas, das antecipações e chargebacks e das demais ocorrências, torna-se lento, dificultando a previsão de fluxo de caixa do estabelecimento.
Por ser um processo eletrônico bastante complexo, a transação está sujeita a falhas em qualquer uma das etapas, inclusive no recebimento das vendas pelas operadoras, por isso deve-se ter controle de cada movimentação e cada valor que irá receber.
E tem solução?
Ter uma ferramenta de gerenciamento das informações das vendas de cartões de crédito e débito que proporciona para o seu negócio uma visão global e precisa da posição financeira de seus recebíveis, possibilitando conciliação de vendas dos cartões, financeira e bancária com precisão e rapidez.
Com sistemas que fazem rápida identificação de ocorrências e controle automatizado das vendas, o empresário poderá ter ganhos expressivos, apenas reduzindo custos e evitando perdas. Poder aceitar cartões de crédito e débito é comodidade para o seu cliente e ainda, impulsiona as vendas!
Fique atento
Operadoras: é o relacionamento direto do estabelecimento. É responsável pela comunicação da transação entre o estabelecimento e a bandeira.
Bandeira: é como se fosse a marca do cartão e é responsável pela comunicação da transação entre a operadora e o emissor do cartão.
Emissores: é o relacionamento direto do cliente, o emissor da fatura. Geralmente são os bancos ou estabelecimentos comerciais que por trás existe uma financeira.
Deixe uma resposta