Pessoas físicas precisam de gerenciador financeiro?

Ter um gerenciador financeiro não deve ser preocupação exclusiva de empresas e entidades. Todas as pessoas que possuem planos de fazer grandes viagens, comprar um novo imóvel e investir no negócio próprio devem monitorar seu próprio fluxo de caixa. Isso vale também para preparar-se para a aposentadoria ou simplesmente estar blindado para possíveis momentos de crise.

Em relação à entrada, é importante que o aplicativo ou solução permita registrar não apenas o que está disponível na conta corrente e na conta poupança. É preciso também monitorar seu patrimônio imobiliário e os investimentos em bolsas de valores e em outros ativos financeiros, caso você os tenha.

gerenciador financeiroComo usar um gerenciador financeiro

Sobre as despesas, a primeira coisa a se fazer é organizar os gastos e as receitas por categorias. E como poderia ser? Divida por “contas obrigatórias” (telefone, celular, água, luz, condomínio), “alimentação”, “diversão”, “vestuário”, “investimentos”, etc.

Cada pequena compra deve ser registrada. E, por isso, o gerenciador financeiro deve contar com recursos que calculem e projetem suas compras parceladas. Ele deve levar em consideração prestações fixas ou com juros compostos.

E por que isso é importante?

Desse modo, é possível identificar pequenos gastos com coisas inúteis que, ao final do mês, somam uma quantia relevante. Também é preciso analisar se as compras à prazo ainda valem a pena. Atualmente, a opção gratuita que supre todas as necessidades do usuário por meio de aplicativo para web, tablet, ou smartphone é o Yupee.

Ele permite não só o aproveitamento de todas as recomendações acima, como também possui outras funcionalidades. Clique aqui e confira. Entretanto, não basta querer.

Disciplina é essencial

Para que esse tipo de aplicação seja efetiva na organização das finanças pessoais, é necessário o mínimo de disciplina. Especialistas recomendam que, quem se propõe a incluir essa tarefa no dia a dia deve criar uma rotina.

Se você conseguir estruturar sua rotina adequadamente, um gerenciador financeiro pode facilitar a concretização de seus sonhos de médio e longo prazo. Ficou com alguma dúvida? Compartilhe nos comentários abaixo.

 

Empreendedorismo, Meios Eletrônicos de Pagamento, Soluções Financeiras, Tecnologia e inovação , , , 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *