Plataformas mobile: um investimento necessário

 No dia 09 de janeiro de 2017, um dispositivo que revolucionou o setor de tecnologia completou 10 anos de existência. Estamos falando do iPhone, invenção de Steve Jobs que popularizou a tela sensível ao toque e os apps, mudando a forma das pessoas usarem seus telefones celulares. De lá pra cá, o cenário mobile evoluiu rapidamente e, hoje em dia, é impossível imaginar a vida sem um smartphone ou um tablet. E é por isso que qualquer gestor precisa levar em consideração as plataformas mobile em sua estratégia de negócios.

Plataformas-mobile-um-investimento-necessario

Planejar a presença de sua empresa neste panorama vai muito além da criação de um site responsivo ou uma versão mobile: este é apenas o primeiro passo. Trouxemos algumas ideias para que você explore ainda mais o potencial existente em celulares e tablets. Confira:

 

Opções de anúncios e geolocalização

Existem anúncios voltados especificamente para o ambiente mobile. Para lojas físicas, por exemplo, uma opção recomendada é a que permite a entrega de uma mensagem a usuários que estejam usando o celular perto de determinado endereço. Há, inclusive, formas de inserir sua marca em aplicativos de navegação por GPS, como o Waze.

 

Criação de aplicativo

Você já pensou em criar um aplicativo para o seu negócio? Esta é uma possibilidade para as empresas que têm algum serviço relevante a oferecer por este meio. Um app é tão atrativo quanto um site e, ainda que o investimento no desenvolvimento seja alto, caso seu aplicativo ganhe a preferência de seus clientes, o retorno é valioso. Uma pesquisa do eMarketer mostrou que entre usuários que costumam usar apps de marcas, 52% têm interesse em fechar uma compra.

 

M-commerce ou Mobile-commerce

Investir em uma boa experiência de compra por meio de celulares e tablets é fundamental para que tem uma empresa no setor de e-commerce. No Brasil, a participação nas compras virtuais via dispositivo móvel, que era praticamente inexistente em junho de 2011 (0,3%), saltou para 23% em cinco anos, segundo dados da Ebit. E ainda há potencial de crescimento. Por isso, planeje maneiras de tornar sua loja online mais mobile friendly ou amigável para os dispositivos mobile em tradução literal, mostrando imagens que permitam dar zoom nos produtos e oferecendo opções mais práticas para o pagamento, por exemplo.

São inúmeras as possibilidades para incluir sua empresa no ambiente mobile. Estude e escolha aquela – ou aquelas! – que melhor se adapta ao seu plano de negócios e não fique de fora. Invista!

Tecnologia e inovação 2 Comments

Deixe um comentário

2 Comentários em "Plataformas mobile: um investimento necessário"

Notify of
avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback

[…] Plataformas mobile: um investimento necessário […]

trackback

[…] –      Plataformas mobile: um investimento necessário […]

wpDiscuz