Por que a gestão da área de supply chain é importante também nos pequenos negócios?

Ao ouvir a expressão “supply chain”, muita gente imediatamente a associa a uma estrutura robusta, em geral dentro de uma indústria ou uma grande empresa. Porém, organizações de pequeno e médio porte também devem se preocupar com a cadeia de fornecedores, uma vez que sua gestão é essencial para o bom andamento dos negócios. Não ter uma visão estratégica nesta área pode gerar impactos diretos no desempenho financeiro e na satisfação dos clientes.

supply-chain-para-pequenos-empresariosEm inglês, um dos significados da palavra “chain” é “corrente”, na qual cada elo tem papel fundamental dentro do todo. Trazendo esta metáfora para o mundo empresarial, os elos seriam os fornecedores: quando um não vai bem, pode colocar o negócio inteiro em risco. É praticamente uma relação de dependência. Por isso, para que uma empresa funcione, é necessário existir a confiança de que cada parceiro está cumprindo seu papel corretamente e sem surpresas, garantindo agilidade, flexibilidade e qualidade nas entregas. A gestão da cadeia feita de forma consciente tem esse papel de proporcionar um ciclo de confiabilidade e minimizar riscos.

Mas, sem dúvida, o principal benefício que a administração da cadeia pode trazer – e que todo empresário almeja – é a redução de custos. Por meio do supply chain management, é possível enxergar os processos de perto, identificando gargalos e criando maneiras mais eficientes de produzir e entregar seus produtos. Além disso, uma relação próxima com os fornecedores abre portas para que sejam feitas negociações de preço e formas de pagamento mais vantajosas. Compras de bens e serviços representam a maior parte dos gastos em uma empresa, de 50% a 80% do total de acordo com dados do Leenders – Journal of Supply Chain Management. Ou seja, qualquer centavo economizado é importante para um fluxo de caixa mais efetivo.

Cada empresa deve criar sua própria estratégia de supply chain, mas um bom ponto de partida leva em conta os seguintes aspectos:

 

  • A seleção dos fornecedores é um ponto crítico;
  • Após a escolha dos parceiros, manter um bom relacionamento é essencial;
  • O planejamento da produção, baseado em pesquisas de oferta e demanda, deve guiar todo o trabalho;
  • O que pode ser otimizado: processos de fabricação, armazenamento, entrega, trocas e devoluções, e serviços de atendimento ao cliente.

 

E lembre-se: não importa o porte de seu negócio: conhecer e administrar sua cadeia de fornecedores e parceiros é fundamental para o sucesso!

 

Supply Chain , , , , 2 Comments

Deixe um comentário

2 Comentários em "Por que a gestão da área de supply chain é importante também nos pequenos negócios?"

Notify of
avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback

[…] Por que a gestão da área de supply chain é importante também nos pequenos negócios? […]

trackback

[…]  Por que a gestão da área de supply chain é importante também nos pequenos negócios? […]

wpDiscuz