Por que Marketing e Tecnologia estão tão próximos?

Como a definição de MarTech propõe, o termo é a mistura de Marketing e Tecnologia. Pode-se dizer que qualquer atividade de Marketing Digital está lidando com Martech, já que sua natureza é de base tecnológica. O termo se aplica especialmente para grandes iniciativas, esforços e ferramentas que aproveitam a tecnologia para atingir metas e objetivos de Marketing.

martech-o-que-é

E por que é importante estas duas frentes estarem tão próximas? O Marketing mudou e continua mudando muito rápido nos últimos anos, e um dos principais responsáveis é a tecnologia, o meio onde as pessoas e clientes estão se relacionando.

Podemos começar pela própria revolução da internet, os relacionamentos estão ocorrendo cada vez mais frequentes pelo os meios digitais, compra, decisão de compra, influência da compra, influência por conteúdo, relevância dos influentes desde uma celebridade até mesmo um amigo em uma rede social.

E por traz disso surgem diversas e novas ferramentas que facilitam o Marketing a exercer suas atividades com mais precisão, qualidade para atingir seus objetivos. Podemos falar desde a utilização de sistemas como CRM, geradores de leads, AdWords, SEO, entre muitas outras.
E para dentro de uma empresa ter sua área de Marketing operacionalizando suas atividades com o apoio da área de Tecnologia garante ainda mais a assertividade.

Hoje um grande tema que está em alta é o Big Data, conceito pelo qual tem como função a capacidade de armazenar e analisar novas fontes de dados caracterizadas por volume, velocidade e variedade.

E hoje, as grandes apostas estão em você ter um Big Data bem estruturado e tratado por uma equipe de excelência, pois essa ferramenta é capaz de descobrir correlações e padrões de dados novos e mais precisos de forma rápida, capazes de direcionar tomadas de decisão com maior assertividade desde melhores iniciativas de Marketing, campanhas, e até mesmo decisões de rumo de um produto, venda ou até de uma empresa como um todo.
Para que frutos sejam colhidos, é preciso apostar nestas novas iniciativas, acreditar, apoiar e estar cada vez mais próximo de sua área de TI.

A comunicação e a parceria entre ambas é muito importante para que compreendam e entendam iniciativas, e para que se tenha a liberdade de descobrir e trabalhar em grandes oportunidades. E claro, nunca se pode perder de vista que o objetivo final é o incremento nos resultados de negócio e a melhor experiência do cliente.

Tecnologia e inovação , , , , , , 1 Comment

Deixe um comentário

1 Comentário em "Por que Marketing e Tecnologia estão tão próximos?"

Notify of
avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback
2 meses 4 dias atrás

[…] – Por que Marketing e Tecnologia estão tão próximos? […]

wpDiscuz