Por que se fala tanto sobre fintechs? Nós temos a resposta

E por que tanto se fala sobre isso? O comentarista chefe de Economia no jornal britânico ‘Financial Times’, Martin Wolf, em um artigo afirma: “as oportunidades oferecidas pela aplicação de tecnologias de informação para nosso sistema financeiro parecem grandes”. E, se formos pensar em tantas maneiras pelas quais a tecnologia pode viabilizar o mercado financeiro, diríamos que não apenas parecem grandes, mas infinitas.

Um dado que corrobora esta afirmação: as startups de tecnologia especializadas em finanças, as famosas fintechs, surgem o tempo todo em todo o mundo e devem receber US$ 46 bilhões em investimentos até 2020, segundo aponta o mesmo jornal. E isso, justamente porque as possibilidades de atuação estão apenas despontando… Há muito mais para explorar do que se vê deste iceberg.

 

img_01

 

Bitcoin, e-commerce, big data, baixo índice de bancarização, créditos, seguros… Todos estes fatores contribuem para um cenário no qual as fintechs podem nadar de braçada. Por exemplo: o baixo índice de bancarização, aliado à tecnologia, proporciona um mercado no qual os usuários não utilizam o serviço diretamente de um banco, mas o de uma fintech – por meio de um cartão e/ou conta pré-pagos.

Se formos observar a lógica da evolução do dinheiro e a cultura digital em que vivemos, o bitcoin é o próximo a surgir com força total no mercado. Além disso, a crise das lojas físicas e os fechamentos dos shoppings + fatores de deslocamento em grandes metrópoles significam um grande contingente de pessoas utilizando o e-commerce. Quais são os meios de pagamento eletrônicos utilizados? Parte relevante destes meios é proporcionada por fintechs.

 

img_02

 

 Você sabia que é possível rastrear todo o histórico do tomador de crédito e realizar uma operação totalmente online de empréstimos por meio do big data? Essa informação também pode ser cruzada com seguradoras. Tudo na esfera digital, com troca de dados financeiros. Mais uma vez, fintech.

Esses são apenas alguns dos cenários e oportunidades de mercado nos quais as fintechs podem atuar – e já atuam. Só isso justifica o por quê que tanto se fala sobre este importante tema. Contudo, este assunto fascinante ainda não se esgotou. Voltaremos a ele em breve!

Tecnologia e inovação , , 1 Comment

Deixe um comentário

1 Comentário em "Por que se fala tanto sobre fintechs? Nós temos a resposta"

Notify of
avatar

Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback
1 ano 11 dias atrás

[…] – Por que se fala tanto sobre fintechs? Nós temos a resposta […]

wpDiscuz