Problem-Solution Fit é tema de evento no NexxLabs

O Problem-Solution Fit (Encaixe Problema-Solução) deve ser a preocupação principal do empreendedor nos momentos iniciais da startup. Este encaixe ocorre quando a solução definida resolve um problema relevante ou atende uma necessidade crítica de um segmento de clientes.

Ele atende também de forma viável as necessidades dos clientes em potencial quanto ao modelo de receita, preço e os esforços para aquisição.
Antes de criar uma empresa, a primeira pergunta que o empreendedor deve se fazer é: qual problema estou resolvendo com o meu produto?

Problem-Solution Fit: o evento!

Formatado pelo Programa NexxLabs de desenvolvimento de negócios do Instituto Nexxera, o evento Problem-Solution Fit ajudará os participantes a responderem a pergunta que deve ser feita antes de criar a empresa.

E como isso é possível? lapidando e refinando a solução de modo que seja possível resolver assertivamente um desafio latente da persona ou atender uma necessidade crítica sentida por ela.

A TecPet, uma plataforma de gestão de atendimento para petshops e clínicas veterinárias, experimentou na prática o quão importante é ouvir as dores do clientes antes de partir para o desenvolvimento de uma solução.

É preciso escutar, sim

Como muitos empreendedores, eles já partiram para o desenvolvimento de uma solução que consideravam perfeita. O problema? isso foi feito sem antes entender de fato qual era a necessidade do cliente e público.

Assim, após um ano de trabalho, desenvolveram o aplicativo MVP (Produto Minimamente Viável) e com uma alta expectativa tentaram convencer o nosso cliente de era a solução perfeita. A resposta foi que a solução gerava mais problemas para o negócio do que benefícios.

Assim a Tecpet teve o seu primeiro aprendizado: escutar o cliente e entender o seu problema. Depois dessa experiência eles pivotaram o projeto com apoio das mentorias dos programas Projeto Legado, Inovativa Brasil e no NexxLabs, do nosso Instituto Nexxera.

O caminho é longo e recompensador

Sim, após a frustração, eles buscaram o Problem Solution Fit. Com ele, passaram meses em empresas, conversando com especialistas e empresários da área para no final escutar que a solução da Tecpet resolvia 60% dos problemas do PetShop. Além disso, descobriram que ele iria transformar o negócio.

Para o fundador da TecPet, as mentorias e os programas dos quais participou foram primordiais para o desenvolvimento do projeto. Nesta edição, que acontece dia 13 de fevereiro, das 19h às 21h, estão sendo destinadas 15 vagas para participantes externos. A mentoria será com o Prof. Geraldo Campos, mentor responsável do programa Nexxlabs e facilitador do encontro.

Quem comanda?


A mentoria será com o Prof. Geraldo Campos, mentor responsável do programa Nexxlabs e facilitador do encontro. Geraldo Campos. Ele é mentor de programas de aceleração de negócios e consultor para Empreendedorismo e Negócios de Impacto do Instituto Nexxera | NexxLabs.

Ele também é Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento UFSC – Brasil, Mestre em Administração – UNISUL – Brasil, tem formação em Educação Empreendedora – Babson College – USA e em
em Empreendedorismo para Economias Emergentes – HarvardX – USA.

Geraldo foi vencedor do Prêmio ENDEAVOR de Educação Empreendedora 2016, Top 10 Mentores 2017 e 2018 pela Associação Brasileira de Startups,
é professor e pesquisador nas áreas de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de startups da UNISUL.

Sobre o Programa Nexx Labs

O Programa NexxLabs de Desenvolvimento de Negócios visa promover a cultura empreendedora por meio do desenvolvimento de competências para inovação e empreendedorismo. Ao longo do programa, são realizadas ações de capacitação e geração de experiências empreendedoras com foco na transformação de ideias em negócios ou no aprimoramento de negócios já existentes.

Sem categoria 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *