Programas de fidelidade como estratégia de negócio

Se você tem um negócio, seja na área de serviços ou de varejo, os programas de fidelidades podem ser seus aliados na melhoria da satisfação de seus clientes, na captação de dados sobre seu comportamento de compra e, consequentemente, na geração de receita. Trata-se de uma ferramenta que, quando bem planejada e executada, se torna estratégica e tem potencial para aumentar seus lucros.

Apesar da ideia recorrente de que os brasileiros não estão habituados a programas deste tipo e que eles são muito mais adequados à cultura norte-americana, dados mostram que o setor está em ascensão no país. Em 2016, o número de brasileiros inscritos em algum programa de fidelidade chegou a 90 milhões, um aumento de 15% com relação ao ano anterior, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf). Cresceu também o montante de conversões de pontos em prêmios, com uma alta de 9%.

programa-de-fidalidade

Vantagens dos programas de fidelidade

Para o consumidor, os benefícios dos programas de fidelidade são claros: ao fazer compras, ele acumula pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços. É uma forma de economizar que, em tempos de crise econômica, tem sido cada vez mais adotada. Para a empresa, as principais vantagens são:

  1. Aumentar a fidelidade e a lealdade: acumular pontos torna-se um incentivo para que o cliente priorize sua empresa na hora de fazer uma nova compra. Desta forma, ele volta mais vezes;
  2. Captar dados e informações sobre o comportamento de compra: a implementação do programa pressupõe coleta e registro de dados dos clientes. Usando estas informações de forma estratégica, é possível fazer ofertas personalizadas, prever demandas futuras, dentre outras aplicações;
  3. Diferenciação: quando bem executado, o programa de fidelidade torna-se um fator de diferenciação entre sua empresa e os concorrentes ao oferecer, além de pontos, uma experiência de compra mais personalizada e atraente.

 

Por onde começar

Atualmente, existem ferramentas que tornam a implementação de um programa de fidelidade mais fácil e prática. É o caso do Myreks, desenvolvido para e-commerces, que pode ser instalado em apenas alguns minutos. O usuário seleciona na plataforma as soluções que deseja oferecer a seus clientes e a configuração fica a cargo da equipe do Myreks, que personaliza a experiência com a identidade visual da marca, sem interferir no funcionamento operacional da loja. Dentre os diferenciais da solução estão a integração da loja ao Facebook e uma experiência de compra baseada em gamificação, com os chamados “badges” ou medalhas.

O aquecimento do mercado somado à facilidade de implementação torna os programas de fidelidade uma opção bastante atraente para quem está buscando incrementar seus resultados de venda.

Leia mais:

 

Sem categoria, Soluções Financeiras , , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz