Projeto social: conheça mais sobre o Troca de Ideias

Provavelmente você sabe o que é um projeto social, certo? Projetos sociais geralmente são criados por Organizações Não Governamentais – as famosas ONGs – ou por alguma instituição sem fins lucrativos. Estes tipos de trabalho de desenvolvimento pessoal é pensado para mudar alguma realidade existente. 

E o assunto que vamos falar hoje é exatamente sobre isso. Um projeto voltado para crianças e adolescentes. Na verdade, um esforço de prevenção para melhorar os aspectos de uma geração do estado de Santa Catarina.

Estamos falando do projeto “Troca de Ideias”, que foi criado pelo educador social, comunicador e apresentador Edsoul Amaral e é desenvolvido em parceria com o Instituto Nexxera. E ele é exatamente como o nome propõe: uma troca de ideia com com crianças e adolescentes. O assunto? a prevenção do uso e comércio de drogas.

projeto social

Como funciona este projeto social?

O educador Social visita escolas públicas de Santa Catarina e lá realiza uma rodada de bate papo com os estudantes. Lá ele conta, de forma leve e descontraída, a história de dois jovens. Os “Edsons” são nascidos e criados juntos. Na mesma realidade, mas tomam destinos diferentes.

É uma forma de levar para os jovens, de um jeito claro e descontraído, um tema tão importante para a vida deles. O criador do projeto fala sobre a trajetória de um jovem que trabalhou desde cedo, mas que levou os estudos a sério em busca de um sonho.

Já o outro percorreu um caminho contrário. Se envolveu com drogas e sua vida foi repleta de consequências. A ação fala sobre a prevenção do uso de droga e além disso alerta sobre a necessidade de estudar para poder no futuro ingressar no mercado de trabalho. 

O projeto em números 

Em ação desde o ano de 2015, o Troca de Ideias já atendeu mais de  17 mil alunos. E, além da temática sobre a prevenção ao uso de drogas, eles também aprenderam mais sobre transformação e empreendedorismo. Mais de 3 mil alunos da educação fundamental II de 20 escolas passam anualmente pelo Troca de Ideias.

Nexxera e a Responsabilidade Social

Com 27 anos de história, a  Nexxera é o principal gateway de transações financeiras e mercantis do país e com atuação e reconhecimento globais. O braço de responsabilidade social do Grupo Nexxera é o seu Instituto, organização de Inovação Social que vem contribuindo com a transformação da realidade de pessoas e comunidades da Grande Florianópolis. 

É por meio do Instituto Nexxera que o Grupo contribui para o fomento da transformação e do impacto sustentável. E isso através de experiências empreendedoras, geração de conhecimento e desenvolvimento de pessoas. 

Mais de 24 mil pessoas já passaram pelos projetos desenvolvidos pelo Instituto, contribuindo para o alcance dos ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero e Empoderamento Feminino), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e ODS 10 (Redução das Desigualdades).

Empreendedorismo, Grupo Nexxera , , , 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *