Quais funções são essenciais em um ecossistema financeiro?

A transformação digital vem revolucionando as mais diversas áreas do mercado e, inclusive, o ecossistema financeiro. Nos últimos anos, com a crescente popularização de fintechs no Brasil, os bancos de varejo se viram obrigados a inovar seus serviços e se adaptar às novas tecnologias e mudanças do mercado.

As fintechs são startups especializadas em soluções tecnológicas na área financeira, com foco na experiência do usuário. Com serviços que trazem mais praticidade, menos burocracia e grande satisfação aos clientes, o número de instituições avançou rapidamente desde 2013, ano em que as primeiras empresas neste formato começaram a surgir no país.

2020-01-23 (1)

Diante desse fenômeno, o ecossistema financeiro nacional vem se reinventando para acompanhar as demandas do consumidor. Assim, os negócios que não querem ficar para trás nem perder espaço precisam alinhar sua gestão financeira com a nova realidade.

Quer entrar nessa corrida o quanto antes? Entenda a importância de usufruir as soluções financeiras disponíveis e saiba o que considerar ao adotar um serviço desse tipo!

Por que você também deve adaptar a sua gestão financeira?

Parte dessa resposta já está respondida: adaptar a gestão financeira da sua empresa ao ambiente digital é importante para acompanhar as mudanças no mercado e, assim, não deixar seus serviços obsoletos e/ou ultrapassados.

Mas, além disso, adequar-se significa identificar as oportunidades que as novas tecnologias podem trazer para o seu negócio e usufruir dos benefícios oferecidos por essas soluções.

Afinal, você sabe como está a saúde financeira da sua empresa? Tem total controle sobre as entradas e saídas do fluxo de caixa? Consegue oferecer diversas formas de pagamento para engajar e fidelizar seus clientes?

Se você sentiu dificuldade para responder a alguma dessas perguntas, saiba que inovar a gestão financeira é um grande passo para resolver problemas e obter vantagens, como:

  • Automação de processos, como cobranças e pagamentos;
  • Recebimentos online, sem a necessidade de contratos com bancos;
  • Melhor controle e acompanhamento do fluxo de caixa;
  • Redução da inadimplência de clientes;
  • Melhor atendimento ao cliente por meio de ferramentas digitais;
  • Inserção da empresa no mundo virtual com investimentos acessíveis.

4 funcionalidades básicas em um ecossistema financeiro

Há várias opções para a gestão de dados financeiros. Algumas delas possuem uma gama de recursos capazes de oferecer um verdadeiro ecossistema financeiro para sua empresa.

Ou seja, com um só sistema, você encontra inúmeras funcionalidades que permitem uma gestão completa do setor financeiro. Para isso, ao adotar um ecossistema, é essencial que ele ofereça determinadas funções. Saiba quais são elas:

1. Conta digital

Com uma conta digital, você pode fazer transações sem a necessidade de estar vinculado a uma instituição bancária. Além disso, não há custo ou tarifas adicionais. Esse recurso é importante, pois com ele você ganha mais praticidade na sua rotina, evitando a perda de tempo com filas ou deslocamentos até as agências.

2. Fluxo de caixa

Outra funcionalidade essencial para a sua gestão financeira é aquela que garante um maior controle sobre o seu fluxo de caixa. Para isso, um ecossistema financeiro deve permitir que você visualize facilmente as transações, receitas recorrentes, recebíveis e demais dados.

Sabendo exatamente o que está entrando e para onde está indo o seu dinheiro, é possível alinhar melhor as despesas ao valor disponível em caixa; além de desenvolver estratégias para o planejamento orçamentário do negócio.

Com isso, você também adquire mais segurança e propriedade para negociar preços e prazos com seus clientes ou fornecedores.

3. Pagamentos, recebimentos e cobranças

Um ecossistema financeiro eficiente é aquele que oferece a possibilidade de realizar pagamentos e cobranças de clientes, de forma ágil e sem burocracias. Para isso, porém, é importante que a solução ofereça recursos como:

  • Automação de cobranças e contas a pagar;
  • Emissão de comprovantes;
  • Geração de boletos e carnês;
  • Ampliação das formas de pagamento, como cartão de crédito e QR code.

4. Conciliação de cartões

Por fim, outra função importante é a centralização das informações das vendas em cartão. Com a conciliação de cartões, você tem mais controle sobre suas vendas e tem certeza se, de fato, recebeu tudo o que foi vendido.

Com a automação da conciliação, você evita desperdício de tempo e esforço em processos manuais, facilita a conferência de taxas e conciliações bancárias e elimina erros e falhas.

Quer levar um ecossistema financeiro para a sua empresa e melhorar a sua gestão? Então, você precisa conhecer o Nix Empresas, do Grupo Nexxera – uma solução completa e empenhada em trazer o seu negócio para o ambiente digital, simplificando as principais transações financeiras.

Conheça o Nix Empresas e veja como tornar sua gestão financeira mais inteligente, simples e segura!

Sem categoria 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *