Qualidade de Software: Conheça os 4 pontos principais!

Dentro do contexto de Engenharia de Software, o conceito de qualidade de software vai além das funcionalidades esperadas de um sistema. Ele abrange todo o ciclo de vida desde a sua concepção, elaboração, implementação e teste do produto desenvolvido. 

A ideia de garantir a qualidade de software desde a concepção do software se faz necessária na medida em que quanto mais perto da finalização de um produto é encontrado uma inconsistência, mais caro fica para consertá-lo. E sabe por que? porque isso envolverá a mobilização de mais pessoas e acarretará o desprendimento de mais tempo para chegar na solução do problema.

Partindo dessa ideia, é possível se afirmar que a qualidade de software não é de responsabilidade de um único indivíduo. Ele deve ser de responsabilidade de todos: cliente, comercial, suporte e desenvolvimento. Enfim, todos os envolvidos (stakeholders).

Ciclo de vida da qualidade de software

Para garantir a qualidade de software de uma solução, devemos levar em consideração no mínimo 4 pontos principais, durante o seu ciclo de vida. E são exatamente estes pontos que vamos conhecer agora!

Software em funcionamento

O mínimo que um cliente espera de um sistema é ele funcionar da maneira que foi acordada na sua concepção. Para isso, se faz necessário que o sistema seja testado inúmeras vezes, em diversos cenários diferentes e ao longo de todo o seu desenvolvimento. 

Fácil manutenção

Faz parte das boas práticas de desenvolvimento que um sistema tenha um código que seja de fácil entendimento. Essa medida facilita o entendimento do funcionamento da aplicação pela equipe de desenvolvimento, que por consequência gera um sistema de qualidade.

Facilidade no uso 

Esse princípio visa garantir que o sistema seja de fácil uso. Ou seja, um sistema intuitivo que poderá ser usado por qualquer pessoa, podendo assim ter todas as suas funcionalidades usufruídas de forma objetiva, clara e sem erros.

Integridade e segurança das informações

Agora com advento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), se faz ainda mais importante garantir a integridade dos dados da aplicação. E também que o sistema possua medidas de segurança que estejam de acordo com essa nova lei. 

Tais medidas garantem que o cliente se sinta seguro e confortável em usar esse software. Para saber mais sobre os impactos da LGPD nas empresas, clique aqui.

Você sabia que a Nexxera possui profissionais de Qualidade dedicados para a maioria das suas soluções?

A Nexxera possui profissionais de qualidade dedicados para os seus produtos. Eles se envolvem diretamente em todo o processo de desenvolvimento, visando disseminar a cultura de qualidade dentro da equipe. 

Esse envolvimento garante a qualidade das soluções da Nexxera. Como exemplo, podemos citar o Cobrança Eletrônica, Pagamento Eletrônico e Vizzoo. Inclusive, possuímos iniciativas de automação dos testes com as ferramentas Robot Framework, TestCafe, Taiko, entre outros. 

Tudo isso para garantir que as funcionalidades já consolidadas permaneçam funcionando corretamente, garantindo assim a Qualidade do Software. Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de novidades e dicas!

Sem categoria 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *