Quatro passos para que sua empresa passe pela transformação digital

Já não dá mais pra fugir: a tecnologia se tornou um imperativo nas empresas. Mas, são tantas as opções de soluções disponíveis no mercado que, às vezes, surge a dúvida sobre em qual plataforma investir para se inserir no cenário digital. Para não cair na tentação de contratar serviços “da moda”, que trarão mais problemas do que facilidades, é preciso planejamento.

De acordo com o Gartner, existem quatro etapas básicas que devem ser seguidas para que a transformação digital corporativa seja feita de forma estratégica, com o objetivo final de contribuir efetivamente com os resultados de negócios. São elas:

1.Explore parcerias

O primeiro passo é alinhar as estratégias com o ecossistema do qual sua empresa faz parte. Deste ponto de partida, é possível definir junto aos parceiros de negócio quais produtos e serviços têm maior potencial para contribuir com a performance de todos os envolvidos, tanto em resultados financeiros quanto na otimização de recursos de TI.

2. Planeje a TI

 A iniciativa de contratar uma nova solução pode partir de diversas áreas: financeira, marketing, recursos humanos, dentre outras. Porém, em qualquer um dos casos, é recomendável o envolvimento da área ou de seu parceiro de TI. Parece básico, mas muitas vezes o planejamento tecnológico é deixado de lado.

Nesta fase, deve-se definir quais recursos serão necessários e qual é a infraestrutura recomendada, além da previsão de riscos que podem impactar a operação. Todos estes fatores devem ser alinhado aos objetivos de negócios, para que a estratégia seja eficiente do ponto de vista financeiro e também de estrutura.     

3. Entregue valor

 Para fazer sentido, é preciso que as plataformas digitais criem valor para os públicos da empresa, sejam eles funcionários, clientes e/ou parceiros. Em alguns casos, inclusive, é recomendável criar uma equipe que seja responsável por fortalecer a estratégia digital da empresa e disseminar suas potencialidades de forma constante.

4. Evolua a arquitetura de negócios

A ideia é que, com o tempo, toda a estrutura de tecnologia cresça e ganhe importância. Por isso, a etapa de evolução é muito importante para que garantir a continuidade dos projetos iniciados e também a viabilização de ideias futuras. Não basta estar atento à adequação dos projetos atuais às novas demandas: é preciso ir além e planejar os próximos passos.

Cada vez mais organizações têm escolhido contar com parceiros que tenham expertise na área de tecnologia para auxiliá-los neste momento com todo o suporte e o conhecimento necessário. Desta forma, a definição, o planejamento, a entrega e a evolução dos produtos fica sob responsabilidade da empresa contratada, não da área interna de TI, garantindo-se uma atenção diferenciada e um olhar de especialista para a transformação digital.

Mesmo que o mercado apresse a tomada de decisões, cobrando uma transformação digital rápida, embarcar nesta tendência só trará uma real melhoria no desempenho de negócios se houver clareza de onde pretende-se chegar, quais são os recursos disponíveis para alcançar tais metas e como se dará a continuidade deste processo. Caso nada disso esteja definido, a tecnologia por si só não será capaz de promover uma mudança verdadeira.

Tecnologia e inovação , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz