Real ou Virtual?

Para os empreendedores, as novas tecnologias significam oportunidades nos negócios. E as tendências do momento são as várias tecnologias que estão revolucionando a forma do ser humano interagir com as máquinas e das máquinas com os humanos. Inclusive aqui no blog já falamos sobre a inteligência artificial e a realidade virtual.

A tecnologia da vez é a Realidade Aumentada (RA). Mas fique tranquilo, não é algo estilo Matrix ou Exterminador do Futuro, em que as máquinas irão sabotar os humanos. Estou falando de algo mais estilo Tony Stark em Homem de Ferro, em que as máquinas estão mais adaptadas às ações humanas e ganharam um pouco mais de personalidade.

via GIPHY

Explicando em poucas palavras, Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite misturar o mundo virtual ao real. Portanto, o usuário continua vendo o mundo real, mas complementado de alguns elementos virtuais.

Apesar de esta tecnologia ter tido sua origem no QR Code e ser usada há mais de uma década em aeronaves militares, o maior case de sucesso sobre o assunto é o jogo Pokémon GO, que é também, o mais claro exemplo de que a RA é algo possível, popular e acessível. Além do que, essa é a grande aposta dos gigantes da tecnologia, como Facebook, Apple e Microsoft. E com isso, é possível presumir que as plataformas mobile serão o primeiro alvo.

O grande trunfo da RA é que ela promove novas experiências e novas interações com o meio. São inúmeras as possibilidades para se explorar e são diversas as áreas para empreender. Não precisa ser uma das gigantes para se investir, já existem startups brasileiras que estão desenvolvendo a tecnologia para algumas aplicações.

De acordo com este artigo do Sebrae, as tendências para investimentos apontam para diferentes mercados, como os da educação, entretenimento, turismo e varejo.  O mercado publicitário é um dos maiores beneficiados com a tecnologia. Por exemplo, é possível aplicar a RA em um anúncio de uma construtora, onde o cliente pode visualizar o empreendimento.

Outro exemplo é de um tempo atrás, uma das maiores instituições bancárias do Brasil, investiu na criação de uma aplicação de RA para smartphone, que ajudava seus clientes a encontrar os pontos de atendimento do banco mais próximo de acordo com a sua localização. Esses avanços mostram que através da absorção de novas tecnologias, as pessoas estão mudando suas necessidades e comportamentos, exigindo ainda mais novas experiências com os produtos ou serviços.

De qualquer forma, não é nem preciso dizer que tem muita coisa boa chegando por aí, e quando se trata de Realidade Aumentada, há muito campo para ser explorado. Mas confesso que já apertei o START, porque estou bem ansiosa e esse jogo já começou!

Tecnologia e inovação , , , , , , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz