É crescente a preocupação das empresas em tornar suas ações mais sustentáveis. Como também em mostrar o impacto do seu trabalho para o público. Nesse cenário, uma boa forma de medir o desempenho operacional e apresentar os objetivos da companhia é produzir um relatório de sustentabilidade.
O que é um relatório de sustentabilidade?
O relatório de sustentabilidade é uma ferramenta que serve para estabelecer uma comunicação transparente entre organização e público. No documento, diversos indicadores são avaliados. entre eles, as inovações em produtos e serviços e a performance sustentável, Ou seja, ações voltadas ao meio ambiente, por exemplo, além dos desafios da empresa e do mercado atuante.
Esses indicadores irão refletir o ponto de maturidade da organização e expor os impactos de sustentabilidade dos projetos desenvolvidos ao longo do ano.
Planejamento de forma estratégica
Mas, além de melhorar a comunicação com o público e o a negociação com clientes, os relatórios de sustentabilidade também possuem outra função. Eles são utilizados pelo presidentes e coordenadores da companhia para planejar novas estratégias de gestão para o próximo ano.
Com a análise dos indicadores, é possível definir ações que contribuam para o crescimento da empresa. E isso tanto no viés econômico, quanto no social e ambiental.
Qual a periodicidade?
Vale ressaltar que produzir um relatório de sustentabilidade não é tarefa simples. É um processo que envolve toda a mensuração e divulgação dos resultados da empresa de forma contínua. A periodicidade da publicação depende de cada organização. Porém, o mais comum é anualmente.
Aqui no Instituto Nexxera, por exemplo, o relatório de sustentabilidade é publicado a cada dois anos. Nele, é possível saber detalhes de todas as ações desenvolvidas pela instituição. Se sua empresa deseja produzir um relatório de sustentabilidade, existem referências nos quais é possível seguir, como o modelo oficial Global Reporting Initiative (GRI), organização com modelo de relatório reconhecido mundialmente.