Antecipar recebíveis é a decisão de uma empresa de receber antes um recurso que estava previsto para meses à frente. É uma operação financeira que tem várias categorias, como as operações de risco sacado e risco cedente.

A maioria das empresas desconhece o potencial da antecipação de recebíveis, ou os programas são mal explorados ou têm pouco sucesso após a implementação. Muitas vezes as antecipações não chegam a 5% do volume possível.

Essa realidade precisa ser mudada! A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito segura e que pode ajudar a manter muitos negócios em desenvolvimento. Com essas operações é possível fortalecer o seu fluxo de caixa em momentos de imprevistos e aproveitar oportunidades de mercado.

No decorrer desse artigo, a mais sobre os programas de risco sacado, risco cedente e os impactos positivos que elas podem trazer ao fluxo de caixa.

O que é risco cedente?

É uma modalidade de antecipação de recebíveis. Ou seja, é a antecipação de pagamentos de valores que uma determinada empresa teria a receber no futuro para o presente.

A antecipação de recebíveis tem diversas modalidades, as duas mais conhecidas são as de risco cedente e risco sacado, elas se diferenciam pela fonte que garante o benefício e o beneficiado.

O risco sacado geralmente é praticado por empresas mais estruturadas, com uma cadeia de valor e que recebe um grande volume de notas fiscais no mês, elas oferecem benefícios da antecipação aos seus fornecedores. Isso colabora para criação de um ecossistema forte e estruturado do negócio, além de potencializar o relacionamento com stakeholders. Entenda melhor a operação de Risco Sacado neste post específico.

O risco cedente é feito por instituições financeiras que oferecem o benefício da antecipação a pequenas e médias empresas, voltado a fornecedores que possuem grande valor em notas fiscais a receber na praça e precisam de linha de crédito. Ou seja, o recurso é antecipado utilizando legalmente empresas especializadas neste tipo de operação.

De forma bem simples, o dinheiro já é da empresa, ela só ainda não o recebeu, o valor é então antecipado através de uma operação legal, prática e segura, com riscos de inadimplência são bem reduzidos. O comprador adquire os seus recebíveis, mas paga por eles um valor menor que o nominal. Para quem contrata, o resultado são juros e taxas menores do que as praticadas no mercado.

Nesse artigo, iremos focar nas operações de risco cedente. Imagine o seguinte cenário: você é dono de um pequeno negócio que presta serviço para grandes empresas do ramo alimentício e possui várias notas fiscais a receber de serviços faturados para 60 e 90 dias, porém, você está precisando de dinheiro em mãos para o fluxo de caixa. Como resolver?

Muitos diriam para você recorrer a um empréstimo, e é uma opção válida, mas não é mais vantajosa. Antecipar esses pagamentos através de uma fonte financiadora, como uma fintech, pode ser uma melhor opção, com taxas bem menores do que um empréstimo e com uma análise bem menos burocrática. Outro ponto favorável é o prazo de liberação do recurso, sendo uma variação média de um período de 24h até sete dias úteis.

O risco cedente garante segurança para ambas as partes. Você, como gestor, vende seu recebível um pouco mais baixo do que ele vale e obtém dinheiro rapidamente para fortalecer seu caixa. Já o comprador, irá embolsar no futuro o valor integral que você deveria receber.

Impactos no seu fluxo de caixa

O risco cedente é uma excelente opção se o seu negócio está precisando de capital de giro, pois permite utilizar um dinheiro que já é seu, com um pequeno deságio no valor. A operação é uma alternativa para pagar contas de curto prazo ou ter recurso rápido para algum imprevisto.

Nesse sentido, o risco cedente se torna um instrumento importante para momentos de apuros no fluxo de caixa. Isso porque ele oferece liquidez ao negócio e diminui os riscos, para que despesas essenciais sejam pagas em momentos de crise, como os impostos ou o pagamento de funcionários.

A antecipação de recursos pode ser a saída para momentos em que o fluxo de caixa esteja comprometido por algum evento adverso ou a queda de faturamento. O risco cedente também pode ser utilizado quando a empresa precisa lidar com alguma questão pontual, como a compra de um equipamento ou aproveitar uma oportunidade de compra de material em promoção, por exemplo.

Ao considerar todos esses pontos, fica mais fácil compreender como a operação pode ser uma medida certeira para manter o seu negócio em desenvolvimento. Dessa forma, é possível continuar seguindo o planejamento orçamentário, com as contas pagas em dia.

O gestor deve ficar atento ao fluxo de caixa para tomar a melhor decisão e ter certeza de que a antecipação de recebíveis corresponderá ao seu principal objetivo. É importante entender que ao optar pela operação você terá que acompanhar de perto o fluxo de caixa nos meses seguintes. Isso porque, ao optar pelo risco cedente, a empresa não terá mais essa entrada no futuro e algumas despesas de prestação de serviço podem ficar descobertas. O ideal é fazer a operação quando for realmente necessário ou de forma estratégica, sempre com planejamento prévio. Também é importante que o gestor pense em um plano de ação para que o problema de liquidez imediata não se torne algo crônico.

A antecipação de recebíveis é a recomendação mais saudável para empresas que necessitam de capital no curto prazo e a única saída possível é a contratação de crédito. Pois, garante liquidez sem precisar recorrer a empréstimos ou financiamentos. Mas, como qualquer manobra financeira, deve ser bem planejada e monitorada.

Porque antecipar é a melhor linha de crédito

Uma linha de crédito vai muito além de um modelo de intermediação financeira. É uma forma de fazer a economia girar, em que as empresas adquirem bens, produzem e geram empregos. Ela pode ser uma oportunidade tanto para quem concede quanto para os tomadores de crédito.

A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito eficiente, com custos menores e segura de garantias. Operações de risco cedente podem ser uma ótima estratégia de alavancagem quando o valor antecipado é usado para gerar mais receita e lucro para o seu negócio.

As operações de antecipação de recebíveis são mais práticas, porque normalmente não precisam de um intermediador financeiro. Os riscos na operação de antecipação de recebíveis são quase nulos, tanto para o sacado quanto para o cedente.

Vejamos agora os benefícios dos dois modelos:

  • Risco Sacado:

Operações sem um intermediário financeiro, quando o comprador (sacado) tem recurso próprio para financiar a sua cadeira de fornecedores. O fornecedor (cedente) se beneficia de uma captação de dinheiro a cum custo mais baixo para melhorar o seu fluxo de caixa e sem aprovação de crédito.

O sacado pode se tranquilizar com o fato de que a empresa que aciona uma linha de crédito deseja pagar, minimizando o risco de inadimplência. Já que é a própria empresa contratante do serviço ou compradora do produto do fornecedor quem pagaria a conta.

  • Risco Cedente:

Focado em fornecedores que recorrem a uma fonte financiadora para obter linha de crédito ou empresas que desejam ter programa de crédito próprio para os seus fornecedores, oferecendo capital de giro para o seu ecossistema.

É uma operação vantajosa para o fornecedor (cedente), que garante dinheiro em caixa com taxas mais acessíveis e com uma menor exposição ao risco do fundo ou banco.

 

Conclusão

A antecipação de recebíveis é uma operação que envolve riscos e oportunidades como em qualquer decisão financeira. Mas é importante entender como ela colabora para criar um círculo virtuoso, que impulsiona o desenvolvimento das empresas e do país.

O Nexxera +Capital é o programa de antecipação de recebíveis da Nexxera. Trabalhamos para tornar o seu ecossistema rico e gerar o melhor resultado para sua empresa e toda a sua cadeia produtiva. Fale com nossos consultores e entenda como juntos podemos decolar o desenvolvimento do seu negócio!

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.