Não é segredo para ninguém que a concessão de crédito é fundamental para a retomada econômica do país, ainda mais quando falamos das pequenas e médias empresas.

Por conta disso, entender os parâmetros que o mercado usa para avaliar e conceder crédito às empresas é fundamental na gestão estratégica do seu negócio.

A pontuação no score de crédito, é um dos fatores mais relevantes para se conseguir um empréstimo e obter as melhores condições de juros e pagamentos. O score de crédito é usado pelas empresas quando há uma interação com instituições financeiras, como também na análise do perfil de fornecedor, clientes e consumidores.

O que é e como funciona o score de crédito para empresas?

O score de crédito é uma avaliação dos hábitos e comportamentos financeiros de uma empresa. É com base nessa análise que as empresas recebem uma pontuação que irá dizer ao mercado duas coisas:

  • ou “está tudo bem com a empresa X, eles pagam as contas em dia, são confiáveis, pode emprestar dinheiro a ela”;
  • ou “neste momento as coisas não estão muito boas com a empresa Y, fique atento, mercado, porque pode ser que ela tenha dificuldade em pagar você”.

Tendo essa informação, as instituições financeiras irão avaliar se querem ou não correr o risco de emprestar dinheiro para a sua empresa expandir os negócios, liberar um cartão de crédito e etc. Além disso, é por meio dessa análise que será determinado o preço que irão cobrar de juros e prazo de pagamento, por exemplo.

Em outras palavras, o risco que a instituição está correndo em oferecer crédito a você se transforma em juros. Sendo assim, quanto maior o seu score de crédito, mais facilidades você terá junto a instituição financeira.

O indicador de saúde financeira de uma empresa pode variar de 0 a 1000, sendo classificado da seguinte forma:

  • Entre 0 e 100 (vermelho): nível de score é considerado extremamente baixo. Por isso, indica uma alta probabilidade de inadimplência. Aqueles que se encaixam nessa pontuação, certamente, terão dificuldades para ter acesso a crédito e precisam pensar em formas de aumentar seu score.
  • Entre 101 a 250 (amarelo): representa um nível de ameaça moderada para acesso ao crédito e concessão de financiamentos. Seu risco de inadimplência varia de médio a alto, por isso, talvez você não tenha acesso às melhores condições oferecidas pelo mercado.
  • Entre 251 a 600 (verde claro): já é possível encontrar um bom acesso a produtos financeiros interessantes e condições facilitadas de crédito. Como o risco de inadimplência é considerado médio ou baixo, algumas contas digitais, cartões de crédito e outras opções vantajosas estão disponíveis.
  • Entre 601 a 1000 (verde escuro): o score acima de 700 é considerado alto pela maioria das instituições financeiras. Isso quer dizer que você poderá ter acesso às melhores linhas de crédito e produtos financeiros aprovados. Como a empresa com essa pontuação apresenta um risco de inadimplência baixo, seus parceiros verão uma grande facilidade de negociação com você.

É importante, porém, entender que cada organização estabelece a sua própria política de concessão de crédito. Sendo uma boa pontuação de score de crédito muito importante para garantir a boa reputação de uma pessoa jurídica ou física.

5 dicas para melhorar o score de crédito empresarial

Organize seu fluxo de caixa e pague as contas em dia

Ter esse tipo de organização gera reconhecimento no mercado, além de uma melhor visão da saúde financeira da sua empresa.

Se planejar, cortar despesas desnecessárias e ter uma visão de seus lucros e gastos são ações que precisam fazer parte do seu cotidiano.

Dessa forma, é muito mais fácil evitar atrasos e dívidas. Uma empresa que paga suas contas em dia, costuma ter um score de crédito melhor.

Tenha um histórico positivo de uso de crédito

Isso quer dizer que você deve usar as suas linhas de crédito com responsabilidade. Lembrando que é uma prática comum no mercado utilizar de empréstimos para arcar com algum imprevisto ou investir em uma determinada ação.

Ter crédito no mercado é um facilitador, gerando confiança do mercado no seu negócio. Ele confirma às instituições que a sua empresa tem responsabilidade tanto para decidir o momento de solicitar um crédito quanto para realizar os pagamentos em dia.

É importante sempre guardar os comprovantes de pagamentos para, se necessário, usar em uma próxima negociação.

Analise as possibilidades de crédito

Um empréstimo nem sempre é a melhor alternativa para conseguir um crédito. Eles costumam ter taxas de juros mais altas que um financiamento. Existem diversas formas de crédito que você pode escolher usar, como:

  • Antecipação de recebíveis
    Ao adiantar pagamentos parcelados, é descontado juros e IOF. A antecipação de recebíveis pode ser muito prática em alguns momentos, mas é preciso cuidado para não virar algo rotineiro.
  • Capital de giro
    Parecida com o cheque especial, na maioria das vezes é uma opção mais cara. Nesse caso, a instituição financeira libera um valor pré-aprovado para que sua empresa faça um saque, mas é preciso pagar uma taxa específica e o prazo é bem menor. O capital de giro é indicado apenas em situações pontuais, para suprir dívidas rápidas e menores.
  • Cheque especial
    Um dos mais conhecidos e também mais perigoso! O cheque especial é aquele saldo extra que tem na conta bancária e que quando usado tem juros muito altos. A vantagem dele é o imediatismo, mas fique atento pois isso pode virar uma enorme bola de neve.

Com todas as informações, fica mais simples escolher qual a melhor linha de crédito para a sua empresa iniciar uma negociação com o banco.

Faça substituição das dívidas

Quando alguma linha de crédito está com juros muito altos, é possível realizar a troca da modalidade das suas dívidas.

Essa operação se dá entre as instituições financeiras (ou operadoras de crédito), tendo como objetivo principal reduzir o custo da dívida. Ou seja, a substituição da dívida significa que será feita uma renegociação com menores taxas de juros, tornando o débito mais fácil de ser liquidado.

Negocie sempre e mantenha uma boa relação no mercado

Entender quanto você precisa e qual a melhor forma de pagar essa dívida, é uma ótima forma de começar uma conversa com a instituição financeira.
Esteja sempre aberto a ouvir a proposta da instituição, mas sempre esteja pronto para negociar um acordo que seja melhor para a sua empresa.

Seguindo essas dicas e fazendo um bom controle financeiro, fica mais fácil lidar com imprevistos e ter crédito disponível para investir no negócio. Quando sua empresa tem um perfil de crédito empresarial positivo, você pode começar a negociar novos limites de crédito.

Como o Nexxera+ Capital pode te ajudar

Em algum momento você precisou garantir que o seu abastecimento fosse feito pelo fornecedor e que, além disso, chegasse no prazo. Não é mesmo?

Mas você já pensou que o seu fornecedor precisa de capital de giro para produzir, oferecer preços competitivos e entregar o seu produto? E se você, como comprador, pudesse ajudar a sua cadeia de valor a se manter fortalecida?

Com o Nexxera+ Capital, sua empresa fica mais próxima dos fornecedores, criando uma relação sustentável. Além disso, você cria o seu próprio programa de crédito e oferece capital de giro para o seu ecossistema.

Com isso, além de fortalecer o seu fornecedor, você também evita o descasamento do seu fluxo de caixa. Você garante o seu fornecimento, e o seu fornecedor recebe a quando ele mais precisar.

Essa relação com seu fornecedor pode ir muito além de uma transação comercial, tornando- se uma parceria sustentável e muito mais rentável.

Benefícios do Nexxera+ Capital para a sua empresa:

  • Alongamento do prazo de pagamento sem impacto ao fornecedor;
  • Rentabilização do seu negócio;
  • Programa de crédito próprio para os seus fornecedores;
  • Fortalecimento do seu ecossistema de fornecedores;
  • Fornecedores saudáveis com preços competitivos e entregas no prazo.

    Benefícios do Nexxera+ Capital para o fornecedor:

  • Simulação de taxas em poucos cliques e autonomia na contratação de crédito;
  • Capital de giro para produzir mais e se manter competitivo;
  • Equipe Nexxera especializada em crédito para apoiar a operação;
  • Dinheiro rápido para colocar os compromissos em dia.

Com a Nexxera+ Capital, nossos especialistas da mesa de operações orientam o melhor caminho para equilibrar suas contas. E ainda otimizam o seu financeiro, focando na gestão das suas operações.

Além disso, ao contar com a Nexxera, você irá possibilitar a integração do seu negócio com diversas instituições financeiras e adquirentes. Garantindo uma maior visibilidade e rentabilidade. O que será ótimo para o seu score de crédito.

Quer saber mais sobre como manter o seu score de crédito alto e como usá-lo da melhor forma possível? Entre em contato com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas.

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.