Seu futuro cliente entendeu sua proposta?

Um assunto não muito abordado em empresas do segmento de tecnologia, porque a maioria acha que basta preparar bem sua força de vendas, seus executivos comerciais, e fazer um show de reunião ou apresentação para que o futuro cliente seja convencido da compra do seu produto ou serviço, são as propostas comerciais. Mas muitos não pensam na construção adequada de uma proposta comercial, ou até mesmo uma proposta funcional com todas as descrições do projeto. Sim, as empresas diariamente colocam no mercado muitos documentos de propostas para clientes, mas não atentam para a clareza da proposta e se o conteúdo está realmente transmitindo a mensagem correta.

Elaborar uma proposta comercial faz parte do “Sucesso do Cliente”, e ler o documento para o cliente, apontando os principais tópicos, também contribui para o melhor entendimento do projeto, principalmente aumentando as chances de compra.

blog

Destacamos alguns tópicos importantes em uma boa proposta comercial:

  • Um breve histórico da sua empresa: quando falamos um breve histórico seria bem breve mesmo, em poucas palavras e com uma mensagem matadora do que realmente você faz.
  • Destaque o objetivo da proposta: o que a proposta terá de especial nos próximos tópicos e o que o projeto trará de melhorias para o cliente. Explore o cenário atual do cliente e, principalmente, como a sua empresa irá fazer para resolver o problema. Não economize informações neste tópico.
  • Destaque as condições comerciais: isto pode evitar que o cliente seja surpreendido com alguma informação comercial que ele não esteja de acordo.
  • Não esqueça: demonstre para o cliente quais as suas obrigações como CONTRATADA e, especialmente, quais as obrigações da CONTRATANTE do projeto, podendo, assim, evitar surpresas no momento da implantação do sistema.
  • Um dos itens que às vezes os clientes vão buscar em primeiro lugar em uma proposta: o preço. Deixe nas últimas páginas para fazer com que ele passe pelos tópicos importantes do projeto relacionados a produto ou serviço a ser contratado e suas obrigações.
  • E por último: o chamado “Termo de aceite” da proposta, onde terá a assinatura do(s) representante(s) legal(is) do cliente.

Opte por sistemas de assinatura de propostas ou contratos digitais, isto acelera a contratação do serviço e reduz custos operacionais, evitando a impressão de documentos.

Uma proposta bem elaborada e uma leitura em conjunto com o seu futuro cliente, podem acelerar o fechamento do negócio e, principalmente, pode promover o “Sucesso do Cliente”.

Empreendedorismo, Grupo Nexxera , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz