Sua empresa está pronta para a metodologia ágil?

Há 15 anos, surgia no mercado de TI uma maneira completamente nova de trabalhar. Diferente das formas tradicionais, cuja organização era baseada em hierarquias rígidas, projetos extensos e entregas parrudas, a metodologia ágil surgiu como uma alternativa mais dinâmica, prezando pela rapidez, colaboração e qualidade.

Para saber se sua empresa está pronta para implementar esta maneira particular de gestão e operacionalização das atividades, é preciso conhecer mais do que os processos que são comumente utilizados. Assim, neste artigo você irá compreender os aspectos fundamentais deste método para avaliar se seu negócio se adapta ou não a ele.

metodologia-agil-o-que-e

O surgimento

A metodologia ágil nasceu na área de desenvolvimento de softwares com o objetivo de aumentar a satisfação dos clientes por meio de entregas rápidas e contínuas. Seu principal diferencial com relação aos métodos tradicionais de trabalho é a divisão de grandes demandas em pequenas partes. Desta forma, cada parcela é entregue separadamente, criando-se um relacionamento regular com o cliente que permite feedbacks constantes e atualizações no planejamento durante o processo e não apenas ao seu final.

Trata-se de uma mudança de comportamento e de mentalidade por toda a empresa. Existe, inclusive, um “Manifesto Ágil”, que contém doze princípios que uma organização deve ter para ser capaz de implementar a metodologia com excelência, dentre eles a simplicidade, o desenvolvimento sustentável e a eficiência.

 

As vantagens da metodologia ágil

Alguns dos principais benefícios trazidos pela adoção do método ágil de trabalho são:

  • Disciplina: para que as entregas sejam feitas com rapidez e qualidade é preciso definir processos, cumprir prazos e garantir uma boa comunicação dentro e entre as equipes de trabalho;
  • Adaptabilidade: é possível aplicá-la tanto em times grandes quanto pequenos e em projetos de baixa, média e alta complexidade;
  • Redução do retrabalho: com feedbacks frequentes, é natural (e esperado) que o trabalho seja feito de maneira mais assertiva;
  • Benefícios ao negócio: o relacionamento permanente e próximo com o cliente, além da capacidade de rápida adaptação às mudanças, passam a ser diferenciais competitivos.

 

Case de sucesso

Um case que demonstra como a metodologia ágil pode ser adotada com sucesso é o da Spotify, uma empresa que oferece serviços de transmissão de músicas online por streaming com 100 milhões de usuários em todo o mundo.

metodologia-agil-case

Daniel Ek, presidente-executivo do Spotify

Cada equipe de desenvolvimento é responsável por uma parcela da experiência do usuário ou funcionalidade: uma cuida do software para IOS, outra para Android, outra pelos sistemas de pagamento e assim por diante. Todos os times são autônomos e funcionam como pequenas startups, sendo auto-organizadas e com acesso direto a seus stakeholders. Há duas peças-chave em cada área: o Product Owner, responsável por manter os projetos alinhados à visão macro da empresa, e o Agile Coach, que contribui com melhorias ao fluxo de trabalho.

O próprio espaço físico da empresa foi pensado para proporcionar maior colaboração entre os funcionários. Além disso, faz parte da cultura da companhia oferecer aprendizado constante aos colaboradores, para que eles estejam sempre atualizados com relação a novas tecnologias. Dentre outros princípios que norteiam a atuação na Spotify estão: melhoria contínua, colaboração entre as equipes, retenção de talentos e propósito no que se faz.

Espaços de integração Spotify 2

Espaços de integração Spotify

Se você se interessou em implementar a metodologia ágil em sua empresa, não se esqueça que não basta apenas mudar os processos do dia a dia. É necessário promover uma mudança de mentalidade para conceder maior autonomia às equipes, priorizar a comunicação entre as áreas e investir constantemente em inovação. Atente-se à cultura de sua empresa, promova as mudanças necessárias e, só então, mergulhe fundo. Desta forma, o sucesso estará mais perto de você.

 

Empreendedorismo, Tecnologia e inovação , , , , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz