Você já ouviu falar em Supply Chain Finance? Este conceito trata especificamente da área financeira e toda sua cadeia de suprimentos.

O Supply Chain Finance é focado na gestão de fluxos financeiros, importante para a gestão de fornecedores de qualquer empresa.

Este conceito se tornou fundamental no mercado corporativo, pois propõe negociações entre fornecedores e compradores. O que resulta em impulsionar a redução de custos e a otimização do capital.

Neste artigo vamos explicar detalhadamente o que é Supply Chain Finance e sua importância para a cadeia de suprimentos da sua empresa. Boa leitura!

O que é Supply Chain e por que é tão importante?

A integridade e a velocidade das informações tornam os processos, tanto dentro da empresa quanto fora (fornecedores), muito mais fáceis de gerir.

Reduzindo o tempo na gestão de estoque, reposição, possíveis divergências entre sistema e estoque.

O que é Supply Chain Finance?

Basicamente, o Supply Chain Finance é um processo que aborda o gerenciamento de recursos financeiros de uma empresa por meio das relações entre toda a cadeia de suprimentos.

O objetivo é otimizar recursos e reduzir custos por meio de acordos firmados entre compradores e fornecedores, mediados por instituições financeiras.

Este conceito também pode envolver a antecipação de recebíveis, que resulta na busca por alternativas de financiamento, dentre outras negociações.

Como funciona o Supply Chain Finance?

Em geral, os acordos são intermediados por instituições bancárias. Por meio delas, os compradores negociam prazos maiores para o pagamento de produtos/serviços e os fornecedores recebem adiantamentos dos recebíveis, com taxas mais baixas do que as tradicionais.

Outra maneira de trabalhar com o Supply Chain Finance é através da antecipação de recebíveis pelo comprador, que acumula créditos.

Com isso, o fornecedor obtém capital de giro, sem a necessidade de empréstimos junto aos bancos e financeiras.

A tecnologia desempenha uma função essencial nestes processos, atuando como o recurso que automatiza as transações, tornando-as mais rápidas, eficientes, baratas e transparentes.

Quais são os benefícios desta ferramenta?

O Supply Chain Finance traz benefícios para toda a cadeia produtiva. Por isso, separamos 3 deles:

1. Mais segurança para fornecedores

Os fornecedores conseguem ter mais segurança acerca de seus recebíveis. Inclusive com antecipação dos prazos para a entrada de pagamentos e, consequentemente, um fortalecimento de seu capital de giro.

2. Custos mais baixos das mercadorias

Com uma melhora no fluxo de caixa dos fornecedores, os compradores são impactados com custos das mercadorias mais baixos.

Sem juros ou taxas embutidos. Além disso, com a possibilidade de negociar prazos maiores para o pagamento, o capital de giro também é melhor administrado.

3. Oferta de serviços diferenciados

As instituições financeiras podem aproveitar o Supply Chain Finance como uma oportunidade de oferecer serviços diferenciados e incrementar sua receita por meio deles.

Por que utilizar um sistema de Supply Chain no seu negócio? 

Simples, porque você se torna mais competitivo e aumenta a rentabilidade da sua empresa.

Além de muitas outras como: reduzir custos, simplificar processos, analisar da qualidade dos processos e flexibilizar a cadeia de suprimentos.

Em resumo, o Supply Chain é a ferramenta que lida com todas as atividades relacionadas às etapas que envolvem uma esteira de produção.

Desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final. Pensando-se inclusive no caminho dentro da empresa.

Assim como dos fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

Dessa maneira, a Nexxera pode auxiliar a cadeia produtiva do seu negócio com as soluções Nexxera Hubly.

Como funciona o Supply Chain Finance na Nexxera?

Como dissemos, temos duas ferramentas que trabalham para auxiliar o seu ecossistema.

O Portal de Fornecedores, é um dos produtos da Nexxera. A finalidade do Portal de Fornecedores é oferecer um ecossistema de Supply Chain Management e Finance que aproxima a empresa com a sua cadeia de valor.

Através da troca de informações comerciais, financeiras, fiscais. Permite a gestão inteligente do fluxo de informações entre o fornecedores e a empresa compradora.

Esta interação colaborativa faz com que o fornecedor e o cliente sejam parceiros e possam trabalhar com previsão de demanda.

Além disso, adiantar a descarga dos pedidos nos centro de distribuição e identificar o consumo. Através do que realmente é vendido versus produtos parados nas prateleiras.

Dessa forma, formando uma dinâmica que dá uma maior precisão a toda esta malha complexa. Dessa forma acerta-se cada vez mais.

Oferecendo ao cliente o que ele realmente compra, tendo como consequência um aumento nas vendas reduzindo drasticamente processos operacionais, como:

  • qualidade e velocidade no cadastro de produtos dos fornecedores;
  • catálogos online para identificar novas oportunidades;
  • manter os valores atualizados no sistema com menos esforço;
  • gerenciamento de todo o fluxo (envio, recebimento, tradução, erros) de qualquer documento ou informação enviada ou recebida, entre outros.

Depois de saber o que é o Supply Chain Finance, entenda o que é Risco sacado, operação que facilita a gestão de fornecedores e a cadeia produtiva.

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.