Sustentabilidade: compromisso do Instituto Nexxera

Inovação e sustentabilidade. Estas são as duas principais palavras que cabem bem quando o assunto é falar sobre o instituto Nexxera e o que ele tem feito nos últimos 11 anos. Neste tempo em funcionamento, a instituição já atendeu mais de 20 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos e tem como objetivo disseminar e materializar a cultura e os propósitos do Grupo Nexxera, seu investidor.

Localizada na capital Catarinense, o Instituto é uma organização que utiliza a inovação e a sustentabilidade a fim de criar soluções e modelos de gestão para harmonizar o crescimento da sociedade. O Instituto Nexxera busca potencializar vidas através de projetos que possam transformar o  mundo em um lugar melhor. 

 

Instituto Nexxera

O Instituto Nexxera nasceu em 2003 e é o braço institucional do Grupo Nexxera. Esporte, cultura, meio ambiente são linhas de atuação do Instituto para promover a melhoria da qualidade de vida e inclusão social de modo sustentável.

Primeiro, é preciso falar sobre o que significa sustentabilidade. Porque, em sua essência, sustentabilidade nada mais é do que  a forma como se age em relação à natureza. Como ela será tratada, basicamente. E isto se aplica ao mundo de uma forma geral.

Entre as ações socioambientais realizadas pelo Instituto, estão as de incentivo aos colaboradores do grupo Nexxera para manter com a natureza através de projetos e programas. 

Quando o assunto é educação, o destaque vai para as ações desenvolvidas para a transformação da sociedade, a qualidade de vida, além da promoção da igualdade de chances e oportunidades. 

A busca pelos talentos

E já que a preocupação do instituto não é apenas sobre inserir pessoas no mercado de trabalho, existem projetos de formação profissional para todas as idades. Eles são pensados e executados com o cuidado em manter as pessoas ativas, trabalhando. 

No quesito cultura, se há talentos espalhados, o Instituto incentiva para que eles ganhem os holofotes. A promoção acontece através de oficinas culturais para que crianças e adolescentes sejam admirados e tenham seus talentos reconhecidos.  

Sustentabilidade, relações éticas e igualitárias, respeito e credibilidade são alguns dos valores do Instituto, que também preza pelo diálogo e transparência, além de responsabilidade e comprometimento. 

O Instituto Nexxera realmente acredita que alguns . 

A importância do RSC

Nem todo mundo sabe, mas o termo RSC significa “Responsabilidade Social Corporativa”. Ou seja, a empresa que segue esta política busca contribuir, voluntariamente, para o desenvolvimento sustentável do mundo e a preservação do meio ambiente.

O Instituto Nexxera segue esta visão. Por ser RSC, utiliza as práticas de desenvolvimento socioambiental, incorporando o Triple Bottom Line: Econômico–Social–Ambiental.

E qual a importância deste tripé da sustentabilidade? Ele é valioso por ser tratar dos pontos referentes aos resultados em termos econômicos, sociais e ambientais.

Em poucas palavras, significa o resultado positivo econômico da empresa, a forma como o seu capital humano é tratado e seu capital natural.

Meio Ambiente e sustentabilidade

sustentabilidade

Uma das preocupações do Instituto é que suas metas estejam conectadas com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). 

E por que estas ações de sustentabilidade social são importantes? primeiramente porque a sustentabilidade tenta manter o equilíbrio do consumo dos bens materiais e a melhor na qualidade de vida das pessoas, além de geração de bem estar no mundo como um todo.  

Também é preciso manter o ecossistema preservado, sem que o desenvolvimento econômico seja afetado. Se uma empresa ou instituição faz a sua parte, ela é muito mais que sustentável. Ela é ética perante todos os seus públicos: clientes, fornecedores e sociedade.

Ter sustentabilidade social é fazer um bem maior, pois assim, ela pode agir de forma a incentivar o mundo a aderir aos cuidados com o meio ambiente e mais zelos com os recursos naturais.

Qual o verdadeiro papel de um instituto?

Nem todo mundo entende o que é um instituto. Muito se fala sobre ações, mas nem sempre fica claro qual o seu verdadeiro papel. Se formos para a explicação técnica, não há muito mistério. Um instituto é uma organização que tem como foco desenvolver ações sem fins lucrativos, com práticas que possuem foco em seus propósitos, previamente definidos durante sua criação.

Existem diversos tipos de instituições. De pesquisa científica, universitário, educacional, filantrópico. O papel do Instituto Nexxera, por sua vez, é assegurar a transformação da realidade de pessoas – atuais e gerações futuras – e da comunidades da Grande Florianópolis.

Instituto Nexxera e seus desafios

O instituto Nexxera passou por um processo de reflexão nos últimos anos. A ideia? dar um salto no seu modelo de gestão e, ainda, estreitar o Investimento Social Privado e o Core do Grupo Nexxera. Como resultado, a organização passou a impulsionar Negócios Sociais e negócios que possam gerar Impacto Social. 

Esta nova forma de investimento tem como objetivo incentivar a criatividade empreendedora e ajudar para que ideias com soluções sustentáveis ganhem maiores escalas, ou seja, novas maneiras de atacar as desigualdades sociais e ambientais.

A presidente do Instituto Nexxera, Andrea Silva, explica que “para o Instituto Nexxera, Inovação Social é uma proposta de nova economia, um modelo de negócio que vai gerar impacto nas pessoas, nas comunidades, na sociedade e no meio ambiente”.

Foram seis meses de estudos sobre novos modelos de negócios que levaram o Instituto Nexxera a trilhar pelo mundo dos negócios sociais. A mudança do empreendedorismo e da inovação social começou em 2017, com um projeto piloto do “Conexão Impacto”.

O projeto nasceu para fortalecer ideias e negócios com soluções inovadoras, de caráter social e tecnológico. Para tal, contou com o apoio do Sebrae quanto à estruturação de desenvolvimento dos empreendedores. 

Presente e futuro

Atualmente os projetos seguem uma linha de “viver o presente e olhar o futuro”. Tal ideia visa fomentar a economia criativa, fazendo o reconhecimento das habilidades e competências das pessoas mirando na diminuição da desigualdade social e dos problemas ambientais.

O Conexxão de Impacto, como seu nome sugere, é um programa de aceleração de negócios de impacto social com foco em soluções que contribuam para os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). 

Conexxão de Impacto
Criado em 2017, o programa tem edital de processo de seleção de empreendedores e negócios de impacto, com sede na capital catarinense. Somente em 2019 foram ofertadas 60 vagas. Além de receberam mentorias, os selecionados participam de  eventos, workshops e fazem network com empreendedores e comunidades em uma jornada que dura seis meses.

Já o Conexxão Jovem consiste em um desafio quem através de Workshop, visitas técnicas em ambientes de inovação e empreendedorismo e palestras, estimulam atitudes transformadoras e empreendedoras em jovens de escolas públicas de Florianópolis. 

O projeto é simples e envolvente. Após participarem de uma palestra para servir de inspiração, os alunos precisam apresentar ideias que ajudem a resolver problemas [reais] de suas escolas.

Entre os critérios, os estudantes precisam avaliar a relevância do problema, a ideia da solução e a visão de futuro do estudante. O prêmio? uma viagem para São Paulo, onde podem conhecer o ecossistema da inovação. Uma aventura inesquecível e enriquecedora para todos os envolvidos.

Ideias e Inovações

A Troca de ideias é um programa realizado em parceria com o repórter e colunista Edsoul. Ele circula pelas escolas públicas do estado de Santa Catarina para, de forma bem descontraída, bater um papo com estudantes da educação fundamental II e média sobre prevenção de uso de entorpecentes.

O projeto já atingiu mais de 2.700 jovens com mais de 12 anos e tem ajudado a conscientizar os males que a droga causa na vida dos jovens e da sociedade em geral.

Nexxera Soho
O Instituto  Nexxera busca, também, engajar os colaboradores do Grupo Nexxera em ações dos projetos do Instituto e nas comunidades atendidas. Com esse objetivo nasceu o projeto Voluntários Nexx, programa de cidadania empresarial que desenvolve mentores internos para atuação nos projetos da rede de sustentabilidade do instituto.

O Instituto ainda tem mais dois projetos: o Conexxão Startup – economia criativa e programa Nexx Labs. O primeiro, desenvolve negócios que contribuem para uma nova economia, gerando impacto sustentável, tendo como base o capital intelectual e a capacidade criativa da geração de valor social e econômico. 

O projeto que completa a grade de ações do Instituto Nexxera é o programa NexxLabs. Voltado para o desenvolvimento de Startup e educação empreendedora, ele tem como meta incentivar atitudes empreendedoras para, assim, contribuir para a sociedade e o meio ambiente.

O programa gera uma Jornada do Empreendedorismo, que acontece nos espaços de Inovação projetados e mantidos pelo Grupo Nexxera, a exemplo do “Nexxera Innovation Labs”, Soho e Link Labs. 

Localizados em Florianópolis, os espaços possibilitam trocas de conhecimento, tudo isso na forma Nexxera de experimentar o futuro. E, com toda esta estrutura, o Instituto Nexxera existe para, de modo transparente e claro, alinhar a agenda global da sustentabilidade.

 

Avalie esse post! 😀
Empreendedorismo, Grupo Nexxera, Micro e pequeno Negócios, Sustentabilidade, Tecnologia e inovação , , , , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz