A tecnologia da voz e seus promissores avanços

Se você, assim como eu, se arrepia ao escutar a própria voz em áudios enviados pelo WhatsApp, saiba que o uso da fala em conjunto com a tecnologia está longe de ter fim. Pelo o contrário, os últimos estudos apontaram a voz humana como o mais avançado fator de autenticação, interação e comando entre homens e máquinas.

tecnologia-da-voz

Para se ter uma ideia bem clara, de acordo com o Google Trends, só nos Estados Unidos 20% de todas as buscas realizadas pelos smarthphones foram por meio da fala. Já no Brasil, após um enorme esforço de marketing, a plataforma também registrou índices interessantes: pesquisas contendo a expressão “Ok, Google” aumentaram 85% apenas em 2016.
Ou seja, tem muita gente abandonando o teclado para soltar o verbo!

 

Como funcionam os comandos?

Tornou-se um diferencial competitivo, muitos aparelhos eletroeletrônicos estão saindo da fábrica com sensores especiais de voz. De forma prática, quase todos funcionam da mesma forma: o equipamento possui um microfone que capta a ordem, o processador interpreta o comando e aciona a ação.

Nos modelos mais recentes de TV, por exemplo, é possível ligar, desligar, trocar de canal, aumentar de volume e utilizar navegadores de forma rápida e ágil.

Já nos computadores, as últimas atualizações permitem a construção completa e precisa de textos por reconhecimento de voz. Um tipo de interface interativa que caminha em conjunto com as novidades da tão esperada inteligência artificial.

 

Digitar x Falar

A ciência e a matemática podem resolver facilmente esse dilema. Em média, uma pessoa consegue digitar 40 palavras por minuto. No mesmo espaço de tempo, ela consegue falar, 150 palavras. Mais que o triplo. Se gasta saliva, mas economiza tempo.

 

Tecnologia de voz como fator de autenticação

Em busca de novas, e mais seguras, formas de autenticação na web, especialistas em segurança da informação apontam a biometria de voz como a evolução das senhas. A fala engloba características muito pessoais como entonação e timbre e o reconhecimento é rápido, em torno de 8 segundos nos softwares mais modernos.

 

O futuro em alto e bom som

A voz só se torna linguagem quando o conjunto de sons ganha significados. Isso aconteceu há 1,5 milhões de anos atrás e transformou a pré-história. Hoje, a tecnologia tem possibilitado que as máquinas façam essa descodificação, o que certamente acarretará em mudanças culturais revolucionárias.
Estarei de orelhas em pé!

Tecnologia e inovação , , , , , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz