A importância da tecnologia em compliance

As empresas estão em constante alerta para garantir o cumprimento de leis e da segurança em todos os seus processos. Além das pessoas, claro, um dos grandes aliados para manter-se em compliance é a tecnologia. São as inovações tecnológicas em infraestrutura que permitem às companhias estarem em conformidade fiscal, trabalhista e outras frentes que garantem o cumprimento de leis e boas práticas.

Exemplos da importância dessa relação não faltam: recentemente, vimos surgir o eSocial e a NF 4.0, que exigiram ajustes e adaptação das empresas para atender aos novos requisitos. Outras aplicações envolvem sistemas de pagamento e recebimento, inibição de fraudes, segurança da informação, prestação de contas ao Governo etc.

Quando se fala em conduta e integridade, é possível contratar dispositivos tecnológicos que permitem bloquear o acesso sites inapropriados em máquinas da empresa e até em celulares pessoais, além de barrar e/ou identificar o compartilhamento de informações sigilosas.

Já com ferramentas voltadas para o cuidado dos controles internos, promoção de programas de treinamento e criação de softwares para contingência na administração de erros em sistemas, é possível minimizar falhas em processos que podem ocasionar diversos problemas para a empresa.

 Compliance

Compliance e retenção de talentos

Uma pesquisa do Gartner levantou que 29% dos funcionários já presenciaram pelo menos um ato de violação de compliance nos últimos dois anos. O estudo mostrou também que isso influencia diretamente na decisão de continuar ou deixar de trabalhar na organização: quase 60% dessas pessoas estavam procurando por uma nova posição de trabalho.

Ou seja: estar em dia com o fisco é muito mais do que uma questão administrativa. Trata-se de uma verdadeira ferramenta de gestão, que impacta nos resultados financeiros e também no dia a dia dos funcionários.

 

Tecnologia e inovação , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz