Olhando para o futuro: 4 tendências tecnológicas para 2020

 

Quais as tendências tecnológicas para 2020? Com o final do ano, é hora de falar sobre esse assunto. Se em 2019 a transformação digital foi movimentada pelas inovações capazes de trazer mais eficiência, esse cenário não só se manterá como também deverá expandir seus horizontes no próximo ano.

Por essas e outras, as empresas precisam estar atentas para algumas tendências que devem despontar em 2020. Destacam-se alguns itens já em ascensão como a inteligência artificial, ou ainda outros que entram nessa lista como a hiper automação e a transparência e rastreabilidade.

Quais as tendências tecnológicas para 2020?

Essas tendências são apontadas nas estimativas feitas pela consultoria Gartner. De acordo com esse levantamento, muitas delas já devem ter impacto direto no ambiente de trabalho.

Para apontar esses pontos que devem ficar em evidência em 2020, os analistas levaram em consideração como requisitos o potencial de transformação a partir de um estado emergente para um de alto impacto. Além disso, o rápido crescimento com alto grau de volatilidade para os próximos cinco anos. Veja quais são as principais delas:

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial permanece como um movimento que deve se expandir ainda mais nas empresas de diversos segmentos. Isto acontece como um esforço de criar grandes oportunidades. A IA tem ganhado destaque porque aprimora a tomada de decisões humanas em um amplo conjunto de casos de uso.

Por outro lado, estima-se que a Inteligência Artificial crie novos desafios significativos para os profissionais de segurança e líderes de risco de um determinado processo. Isso poderá acontecer diante de um crescimento em pontos de ataque em potencial proporcionado pela Internet das Coisas (IoT) ou ainda por sistemas altamente conectados com espaços inteligentes.

tendências tecnológicasEm meio a essa tendência, os especialistas de segurança devem se concentrar em três áreas principais: a proteção dos sistemas de Inteligência; o aprimoramento da defesa e a antecipação do uso nefasto por hackers e cibercriminosos.

Dentro dessa movimentação, o Grupo Nexxera já atua com essa premissa com o desenvolvimento e acompanhamento do Motor de Serviços. A empresa sempre tem aperfeiçoado esse sistema inteligente adotado em transações financeiras, com base em regras dinâmicas e com a garantia de alta performance e segurança para os meios de pagamento.

Blockchain prático

Conhecido nas operações das criptomoedas, o blockchain chega em 2020 com o potencial de remodelar os diversos ramos ao permitir confiança, fornecer transparência e permitir a troca de valores entre os ecossistemas de negócios. O uso dessa ferramenta poderá reduzir potencialmente os custos os tempos de liquidação das transações. Ainda é possível melhorar o fluxo de caixa das empresas em geral.

Dessa forma, os ativos conseguem ser rastreados desde a sua origem. Assim, a possibilidade de ocorrer substituições por produtos falsificados é bastante diminuída. Com isso, é possível firmar contratos inteligentes, que poderão ser programados no blockchain. Um exemplo disso é a possibilidade de programar a liberação do pagamento somente quando as mercadorias são recebidas.

Os especialistas destacam que a ferramenta tem um potencial significativo para beneficiar as operações das empresas. Por esse motivo, as companhias precisam avaliar o uso de blockchain, mesmo sem prever sua adoção agressiva no curto prazo. Os ganhos poderão ser bastante eficientes num futuro próximo.

Hiper automação

Trata-se da combinação de múltiplas ferramentas de aprendizado de máquina, softwares e automação para simplificação do trabalho. A hiper automação se refere a todas as etapas, desde descobrir, analisar, projetar, automatizar, medir, monitorar e reavaliar os processos.

Essa tendência começou a ganhar corpo com a automação de processos robóticos, ou RPA (sigla em inglês para Processo de Automação Robótica). Vale lembrar, no entanto, que esse movimento por si só não é uma hiper automação. Isso requer uma combinação de ferramentas para auxiliar a suportar a replicação de partes de onde o ser humano está envolvido em uma tarefa.

Na avaliação de especialistas, compreender a variedade de mecanismos, como eles se relacionam e podem ser combinados e/ou coordenados pode ser uma boa aposta para as empresas no próximo ano. No Grupo Nexxera, essa tendência também já é aplicada em alguns de seus principais produtos.

Essa movimentação ocorre em uma plataforma mercantil da Nexxera. Ela oferece um ambiente digital com uma combinação de soluções automatizadas destinadas para o setor mercantil. A solução possibilita um relacionamento financeiro entre fornecedores, os clientes e faz antecipação de recebíveis. Tudo isso para ganhar eficiência, fortalecimento da cadeia, organização e identificação de inconsistências e geração de novas oportunidades de negócio.

Transparência e rastreabilidade

A necessidade de preservar as informações pessoais tem ganhado força entre as mais diversas empresas. Esse contexto fica mais evidente porque há uma percepção cada vez maior de que as informações pessoais dos clientes são valiosas e exigem um controle bastante rígido. Com a implementação de legislações rigorosas para garantir esse controle, as companhias estão atentas a esse contexto.

Para desenvolver esse quesito, as organizações têm desenvolvido práticas para garantir a transparência e confiança em seus respectivos processos. Dessa forma, os ambientes corporativos têm se concentrado em três áreas: uso da Inteligência Artificial e aprendizado de máquina; privacidade com controle de dados pessoais; e projeto alinhado tecnicamente.

Essa transparência já é aplicada pelo Grupo Nexxera em seus processos e produtos oferecidos como uma forma de dar no tráfego de informações. Dentro dessa premissa, a companhia tem desenvolvido e aperfeiçoado suas soluções a fim de dar ainda mais segurança aos seus clientes.

 

 

 

 

 

Sem categoria, Tecnologia e inovação , , , , 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *