Sabemos que temos muitos tipos de crédito para empresas no mercado, entretanto, nem sempre entendemos para que serve cada um, ou seja, para qual momento é mais adequado.

Muitas empresas recorrem a empréstimos bancários, veem como a melhor ou única opção quando se tem algum problema financeiro para resolver. Porém, saiba que existem outros tipos, como a antecipação de recebíveis.

Entretanto, é bem comum pensar que antecipar recebíveis é a mesma coisa que solicitar um empréstimo em uma instituição financeira.

Mas saiba que empréstimo e antecipação de recebíveis não são a mesma coisa e sim modalidades de crédito diferentes. Para saber mais, continue a leitura desse artigo, vamos explicar tudo sobre o assunto!

O que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis, de modo simples, nada mais é do que antecipar um dinheiro que já é seu.

Entretanto, você tem taxas mais atrativas, além de receber esse valor o quanto antes, sem tantas burocracias, em comparação aos outros tipos de crédito.

Possibilidades de uso

A antecipação de recebíveis pode ser usada para outras necessidades, além da reorganização do fluxo de caixa que influencia diretamente no planejamento financeiro da sua empresa.

Dessa forma, com a antecipação de recebíveis você pode:

  • aumentar o capital de giro;
  • negociar com fornecedores algum tipo de desconto, a partir do pagamento à vista;
  • reinvestir na empresa a partir da compra de equipamentos;
  • investir nos colaboradores a partir de cursos e treinamentos.

Como as taxas aplicadas em cima do valor a ser antecipado são bem atrativas, o uso desse valor pode ser destinado para outros pontos de seu interesse.

Vantagens e desvantagens em antecipar recebíveis

Acredito que exista muito mais vantagens do que desvantagens quando falamos na antecipação de recebíveis. Isso porque você tem:

  • taxas mais atrativas;
  • dinheiro na conta quase que imediatamente;
  • menos burocracias;
  • o dinheiro já é seu;
  • maior poder de negociação.

Entretanto, podemos citar uma desvantagem: solicitar com frequência a antecipação para resolver problemas como descasamento de fluxo de caixa, ou seja, tapar buracos excessivamente.

Essa não é uma boa opção, e pode não resolver a médio e longo prazo os problemas financeiros da sua empresa.

Quando solicitar

Para solicitar a antecipação de recebíveis você precisa saber qual é o seu objetivo com esse dinheiro.

Além de entender se é viável ou não para o momento da sua empresa, pois de nada adianta antecipar, sendo que este recurso pode prejudicar.

Desse modo, veja seu planejamento financeiro, analise o atual momento e o cenário futuro, com e sem a antecipação de recebíveis.

O que é o empréstimo bancário?

O empréstimo bancário também é o adiantamento de um valor. Entretanto, a diferença é que este dinheiro não é seu e, sim, da instituição financeira. Como o nome já diz, você pega emprestado de alguém.

Após a solicitação do empréstimo, o seu pedido passa por uma análise (capacidade financeira da sua empresa) e a instituição que oferece esse serviço vai definir se esse valor pode ser emprestado ou não.

Essa é uma parte bem burocrática porque o banco ou a financeira precisa saber se você tem condições de pagar, juntamente com o acréscimo (taxas). Caso seja liberado, ainda pode demorar um pouco para receber a quantia solicitada.

Possibilidades de uso

Como a antecipação de recebíveis, o empréstimo bancário também pode ser utilizado para situações específicas, é o caso de precisar de um grande volume para o capital de giro.

Nesse sentido, veja abaixo outras situações em que se utiliza o empréstimo:

  • aquisição de algum bem;
  • grandes investimentos;
  • pagamento de dividendos;
  • quitação de contas a pagar.

Vantagens e desvantagens do empréstimo bancário

Assim como a antecipação, o empréstimo também tem pontos positivos e negativos. Entretanto, para essa modalidade de crédito, mais tradicional, os benefícios têm outro foco.

Dessa forma, para facilitar, listamos as principais vantagens do empréstimo bancário:

  • expansão de negócios a partir de recursos que não são da empresa;
  • os juros são abatidos do Imposto de Renda, o que influencia no montante final.

Já as desvantagens estão ligadas diretamente com a contratação e a facilidade de endividamento. Além disso, a liberação do valor solicitado pode ser um pouco mais complicada, principalmente quando a situação financeira da empresa não está muito boa.

Quando solicitar

Como qualquer outra linha de crédito, você precisa ter definido um objetivo. Ou seja, saber o real motivo de solicitar um empréstimo.

Entretanto, aconselha-se o uso de empréstimos quando não houver outras opções para o seu negócio, ou como dissemos, quando o foco é melhorar o capital de giro.

Afinal, qual dos tipos de crédito devo escolher?

Como dissemos ao longo do artigo, é essencial saber o objetivo ao solicitar o crédito. Esse é o primeiro passo para depois definir qual tipo escolher.

Pensando nisso, para auxiliar na escolha, listamos as principais diferenças entre a antecipação de recebíveis e o empréstimo bancário.

  • o empréstimo bancário tem taxas um pouco mais elevadas, devido a avaliação de crédito e juros aplicados ao valor solicitado;
  • o empréstimo precisa de aprovação de cadastro, além de ter riscos mais elevados;
  • apesar de ser uma boa opção para algumas necessidades específicas, o empréstimo não é tão vantajoso para quem precisa do dinheiro de forma rápida.

Dessa forma, pense o seguinte: ao solicitar um empréstimo, a instituição financeira emprestará o dinheiro, ou seja, você pega emprestado um dinheiro dele e deve fazer o pagamento com juros e outras taxas.

Já a antecipação de recebíveis, você simplesmente antecipa um dinheiro que já é seu, ou seja, não toma emprestado o dinheiro de um terceiro, é apenas o que já iria receber. Com taxas mais atrativas, excelente para quem precisa da quantia de forma imediata.

Outro ponto importante é que o risco de inadimplência da antecipação de recebíveis é menor, pois o que está sendo antecipado é praticamente retorno garantido.

Apesar de serem tipos de crédito diferentes, você deve escolher a opção mais vantajosa, sempre com foco no menor custo financeiro para a sua empresa.

Por que a Nexxera acredita que a antecipação de recebíveis é um dos tipos de crédito mais vantajoso do mercado?

A antecipação de recebíveis se mostra como a opção mais viável para negócios que atuam tanto como compradores quanto como fornecedores.

Enquanto fornecedor, nem sempre a empresa precisa de um empréstimo para solucionar contratempos. Especialmente quando está relacionado a ter dinheiro em caixa para produzir e entregar dentro do prazo definido com o comprador.

Como a principal vantagem é receber esse valor sem burocracias e com taxas atrativas, vemos que essa é a melhor forma de manter a saúde financeira de ambas as partes, pois assim o ecossistema se torna fortalecido e equilibrado.

À vista disso, ao entender dos benefícios da antecipação de recebíveis, a Nexxera tem uma equipe especializada que oferece todo o suporte, tanto para fornecedor quanto para o comprador, a Mesa de Operações.

Com esse time você tem todo o suporte necessário ao utilizar o Nexxera Crédito para antecipar recebíveis.

Agora que você já entendeu a diferença entre os tipos de crédito, conheça a Mesa de Operações da Nexxera!

Recomendados para você

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.